A GS Inima Samar, concessionária responsável pela água e esgoto de Araçatuba, divulgou um alerta para o uso consciente de água neste fim de semana de eleição. Com o menor nível dos últimos anos, o Ribeirão Baguaçu está sofrendo com a escassez hídrica, reduzindo, dia a dia, a quantidade de água disponível para captação. Nesta quinta-feira, 3, o nível registrado no ponto de captação é de 22 cm, sendo que a média ideal é de 1,20 metro.
A preocupação para este fim de semana, além do abastecimento das residências e comércios, é a distribuição de água para a escolas que receberão as seções eleitorais, no domingo, 6. Se não houver uma redução no consumo, muitos locais poderão ter o abastecimento afetado.
"Neste momento de crise, é importante que toda a população entenda que a água deve ser utilizada apenas para as necessidades mais urgentes, como consumo humano e os cuidados com a hidratação do corpo", orienta a Samar.
Não é o momento de lavar calçada e carro com mangueira, a torneira precisa ficar fechada ao escovar os dentes e os banhos devem ser mais curtos. Ao lavar a roupa, tente reutilizar a água da máquina para outros fins possíveis, e converse com seus vizinhos sobre o uso consciente da água.
Para evitar um desabastecimento por tempo prolongado, desde a semana passada, tem havido intermitência no fornecimento de água nas áreas dos reservatórios Tiradentes, João Pessoa, Panorama, Nova York, Bom Tempo, Hilda Mandarino, Ibirapuera e Planalto.
A GS Inima Samar está trabalhando com sete caminhões-pipa para dar suporte aos maiores consumidores, como Santa Casa, unidades de saúde, escolas e órgãos de Segurança Pública.