21 de dezembro de 2024
MAIS UM ALERTA

Araçatuba entra em alerta máximo de risco de incêndio

Por Wesley Pedrosa | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
As temperaturas devem alcançar 40°C em Araçatuba, com a umidade relativa abaixo dos 15%

A Defesa Civil de São Paulo, através do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), emitiu um alerta de risco elevado de incêndios para todo o estado, com ênfase na região de Araçatuba e outras áreas até quarta-feira, dia 2. A combinação de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar coloca a região noroeste paulista, incluindo Araçatuba, em situação de atenção, especialmente no período da tarde.

O Mapa de Risco de Incêndio, ferramenta utilizada pela Defesa Civil para monitoramento de queimadas durante a estiagem, indica risco máximo de incêndios em quase todas as regiões do estado. Cidades como São José do Rio Preto, Sorocaba e Jundiaí também estão sob o alerta, reforçando a necessidade de cuidados adicionais.

Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp, as temperaturas devem alcançar 40°C em Araçatuba, com a umidade relativa abaixo dos 15%. A situação crítica pode se agravar com a presença de uma massa de ar seco que impede a formação de chuvas, tornando o ambiente mais propenso a focos de incêndio.

Na quinta-feira, dia 3, há previsão de uma frente fria que pode trazer chuvas isoladas e alívio temporário para o calor, mas até lá, a Defesa Civil recomenda cautela e alerta para o alto risco de queimadas, principalmente na vegetação da região.