27 de setembro de 2024
INVESTIGAÇÃO

Crime organizado é alvo de ação policial contra desmanche no Vale

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Operação policial

O crime organizado é o principal alvo da Polícia Civil em operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (26), no Vale do Paraíba.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Ao todo, policiais civis cumpriram 22 mandados de busca e apreensão em desmanches de Taubaté e São José dos Campos. Há também ação de policiais em Mogi das Cruzes.

Segundo o Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), a ação tem por objetivo o “combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro”.

Cerca de 50 policiais participam da operação, que contou com apoio da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São José e do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Batizada de ‘Operação Colosso Real’, a ação visa desmantelar quadrilha especializada em desmanche clandestino de veículos roubados e furtados na região.

O maior desmanche foi localizado na Rodovia Oswaldo Cruz, no bairro do Belém, em Taubaté. Lá, todas as peças foram apreendidas e serão necessárias carretas para retirar os objetos do local, que estaria registrado em nome de um laranja – pessoa utilizada por criminosos para esconder ou disfarçar a verdadeira identidade dos responsáveis por atividades ilícitas, como lavagem de dinheiro, fraude, corrupção ou sonegação de impostos.

Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos na rua Netuno, no Jardim da Granja, em São José, e na avenida Voluntário Benedito Sérgio, em Taubaté. Carros e motos de luxo foram apreendidos.

As apreensões serão encaminhadas à sede do Deic, no Jardim Paulista, em São José, onde serão analisadas. A ação visa não apenas desmantelar o esquema, mas também investigar o patrimônio blindado pelos envolvidos, incluindo proprietários de lojas e laranjas. Haverá perícia nos locais investigados.