27 de novembro de 2024
TECNOLOGIA

BlueSky, o novo Twitter

Por José Milagre |
| Tempo de leitura: 2 min

Com a queda da rede social X no Brasil no final do mês de agosto, a rede social BlueSky (céu azul), lançada em 2022, pertencente ao antigo CEO do Twitter, Jack Dorsey, ganhou visibilidade e conquistou, só em setembro, cerca de 2,5 milhões de novos usuários no Brasil. Após a venda da rede Twitter para o bilionário Elon Musk, Dorsey desenvolveu uma plataforma concorrente que, até então, não estava tendo tanta visibilidade, mas disparou em usuários após o bloqueio da rede X e o confronto entre Musk e o ministro Alexandre de Morais.

Quais os diferenciais da BlueSky

Segundo seu desenvolvedor, a BlueSky pretende reinventar a estrutura das redes sociais. Jack Dorsey confessou que a plataforma faz uso da tecnologia blockchain, ou seja, registra as informações de forma inalterável, garantindo maior credibilidade e segurança aos dados da rede, segundo publicação no site oficial da rede "Estamos construindo o AT Protocol, uma nova base para redes sociais que gera aos criadores independência de plataformas, aos desenvolvedores a liberdade de construir e aos usuários uma escolha em sua experiência".

Novidades!

Nessa semana, a nova queridinha dos internautas lançou a funcionalidade de postagem em vídeo de até 60 segundos. No entanto, para utilizar a ferramenta é preciso realizar a confirmação de email, como medida de segurança, segundo a plataforma "Estamos liberando gradualmente a capacidade de postar vídeo para garantir uma implementação tranquila. Isso levará um pouco de tempo". Com o crescimento em massa, foi preciso desenvolver um sistema de denúncia, que também entrou em funcionamento nessa semana.

Riscos

Como uma nova plataforma em crescimento exponencial é comum que falhas e vulnerabilidades sejam descobertas, dentre as mais comuns estão:

1. Vazamento de dados

2. Invasão de contas

3. Bullying

4. Propagação de fake news

5. Criação de contas falsas para aplicação de golpes.

Além desses pontos, a ferramenta em ascensão ganha a atenção de criminosos e golpistas, cheia de possibilidade para fazer novas vítimas em diversos setores.

Como se Proteger

Para evitar ser vítima de usuários mal intencionados, independente da rede social que você utilize, mantenha sua conta atualizada, evite divulgar informações pessoais, não clique em links que direcionam para vendas ou pagamentos, use senhas fortes e exclusivas com caracteres maiúsculos e minúsculos, números e símbolos, esteja atento às notícias e orientações e sempre que souber de algum conteúdo irregular ou criminoso, denuncie.

E agora?

De acordo com os últimos acontecimentos, a expectativa é que a plataforma estabilize seu crescimento nos próximos meses e ganhe ainda mais a simpatia do público, principalmente se a rede social X continuar fora do ar.