01 de setembro de 2024
LIVRO

'Pedro, o menino do coração nordestino' é lançado na Cordelteca


| Tempo de leitura: 2 min
Guilherme Matos
Pedro do Cordel e Roberta Rodrigues convidam a todos para lançamento do livro

Aos 18 anos, o artista bauruense Pedro Popoff, conhecido como Pedro do Cordel, ganhará uma homenagem em formato de livro. A obra infantojuvenil "Pedro, o menino do coração nordestino" foi escrita pela pedagoga e moradora de Bauru, Roberta Rodrigues e será lançada no sábado (7), às 9h, na Cordelteca Gonçalo Ferreira, na rua Charles Hughs 2-38. O espaço, inclusive, completa 5 anos e possui mais de 3500 cordéis.

Aos 13 anos, ele inaugurou a Cordelteca em sua casa. Pedro também possui projetos educacionais como o "Brincando de Cordel", que informa crianças sobre a relevância e amplitude da cultura nordestina.

Este é o quinto livro publicado pela escritora. "É uma história que mostra a importância de acreditar nos sonhos e fazer a diferença no mundo. O livro, assim como a Cordelteca, ensina as crianças sobre o Nordeste, o que é e como fazer cordéis. É para mostrar o quão rica é a cultura brasileira, porque, muitas vezes, as escolas não ressaltam isso como deveriam", diz Roberta.

No lançamento haverá várias cópias da obra, um café e também apresentações artísticas da banda de Pedro. Um dos primeiros contatos dele com a cultura nordestina foi justamente através da música. Desde os cinco anos ele já se interessava pelas melodias regionais.

Cangaço

"Quando eu era criança, encontrei no computador um filme sobre o cangaço. Abordava sobre a história, a música e a literatura de cordel. Comecei a me interessar e a escola me convidou a falar sobre o assunto".

Carla Motta, mãe de Pedro, conta que a Cordelteca recebe visitas de alunos de diversas instituições de ensino. Ela também ressalta que o projeto foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2022. A Fundação Nacional de Artes (Funarte) também premiou o espaço por estimular a leitura e fomentar a cultura popular em 2024.

Pedro acrescenta que a Cordelteca promove várias rodas de conversa com o público jovem e infantil e, além da cultura nordestina, também aborda questões como protagonismo juvenil. "O objetivo é que os jovens se sintam empoderados em divulgar a cultura. Muitos moradores de Bauru vêm do Nordeste ou têm parentes lá, mas, às vezes, não conhecem as próprias raízes", afirma.

O jovem já foi convidado pela embaixada brasileira para palestrar em Buenos Aires (Argentina) sobre a cultura do Brasil. Também já participou de diversos eventos no Nordeste, como em Sergipe e Alagoas.

"Acho que o livro é um ótimo sensibilizador social para quebrar muitos preconceitos que infelizmente ainda existem", ressalta Pedro.

Serviço

O lançamento do livro "Pedro, o menino do coração nordestino" será no sábado (7), às 9h, na Cordelteca Gonçalo Ferreira, rua Charles Hughs 2-38, Jardim Europa. Para mais informações, há o e-mail pedromotrapopoff@gmail.com e o telefone (14) 99731-5676.