A má qualidade e a baixa umidade do ar causadas pelos incêndios e pelo tempo seco que atingem o interior paulista levaram a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) a suspender jogos de futebol e uma meia maratona internacional, que aconteceria neste domingo (25).
Leia também: SP: 30 cidades têm alerta máximo para queimadas; veja quais
Outro problema que a cidade enfrenta neste fim de semana é a instabilidade no fornecimento de energia elétrica. Parte da cidade está sem energia no final da tarde deste sábado, enquanto ventos mais fortes ajudam a espalhar fumaça e fuligem.
A proibição da realização de eventos esportivos em resposta à emergência climática, expressa em decreto municipal, vale para este sábado (24) e domingo (25).
"Não será realizado jogo de futebol ou nenhuma outra atividade até o final do dia de domingo, quando os órgãos de meteorologia nos apresentarem outros dados [sobre o clima]", disse Duarte Nogueira (PSDB), prefeito de Ribeirão Preto.
Os dois times de Ribeirão Preto tinham jogos programados em Ribeirão Preto, neste sábado e domingo. O Comercial receberia o Primavera pela Copa Paulista, às 16h deste sábado. E o Botafogo tinha partida agendada com o Guarani neste domingo, também às 16h, pelo Brasileiro da Série B.
Segundo Nogueira, a cidade está com umidade relativa do ar abaixo de 20%, enquanto a ideal para saúde humana deve estar entre 50% e 60%. "Estou até fazendo a dança da chuva porque está muito seco."
Ele diz que também tem orientado a população a economizar água, evitando, por exemplo, a lavagem de calçadas. "Tivemos ontem oscilação de picos de energia e 36 poços artesianos [dos 120 da cidade] foram desligados por conta dessa variação. Felizmente nenhuma bomba queimou e todas já voltaram em operação na manhã deste sábado."
Ver essa foto no Instagram