26 de agosto de 2024
FOGO

SP: 30 cidades têm alerta máximo para queimadas; veja quais

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução de vídeo/Facebook
Na noite de sexta-feira (23), todas as cidades com alerta registravam focos ativos de incêndio.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Defesa Civil informou que 30 cidades paulistas receberam alerta máxima para queimadas. Na noite de sexta-feira (23), todas elas registravam focos ativos de incêndio.

Leia também: Estiagem afeta reservatórios de SP e acende alerta para 2025

Estão na lista os municípios: Alumínio, Araraquara, Bernardino de Campos, Boa Esperança do Sul, Dourado, Iacanga, Itápolis, Itirapina, Jaú, Lucélia, Monte Alegre do Sul, Monte Azul Paulista, Nova Granada, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Pitangueiras, Poloni, Pompeia, Pontal, Presidente Epitácio, Sabino, Salmourão, Santo Antônio da Alegria, Santo Antônio do Arancanguá, São Bernardo do Campo, São Simão, Sertãozinho, Taquarituba, Torrinha e Ubarana.

A expectativa é de que a frente fria prevista para este final de semana melhore as condições do tempo.

O forte bloqueio atmosférico perde força com a chegada dessa frente fria, e dá lugar à incursão do ar frio polar sobre boa parte das regiões Centro-Sul e Sudeste do país. A sequência de dias frios será pequena, e deve se estender até a próxima quinta-feira (29).

No domingo (25), já com a frente fria alinhada com o litoral paulista, a previsão é de céu encoberto com chuva intermitente e sensação de frio. A temperatura mínima, geralmente observada no fim da madrugada, desta vez será registrada no período da noite, com previsão de 10°C e sensação térmica bem abaixo deste valor. A máxima não supera os 14°C. Os índices de umidade do ar se mantêm elevados com os menores valores acima dos 75%, melhorando a qualidade do ar.

Com o afastamento da frente fria, o início da próxima semana será gelado na capital paulista, cidades vizinhas da Região Metropolitana de SP e regiões serranas. Na segunda-feira (26), a previsão é de temperatura mínima de 8°C e a máxima não deve superar os 14°C.

Será um dia com baixa amplitude térmica, que associada aos ventos frios que sopram do mar contra a costa paulista manterão a sensação de frio durante todo o dia. Os índices de umidade do ar se mantêm elevados, com valores mínimos na casa dos 60%.