24 de agosto de 2024
INTERNACIONAL

Lula não reconhece vitória de Maduro; Biden pede conversa com ele

da redação
| Tempo de leitura: 1 min
PR
Governo Lula reatou relações com Maduro que até visitou o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (15), que ainda não reconhece o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro como vitorioso nas eleições realizadas no dia 28 de julho no país. “Ainda não. Ele [Maduro] sabe que está devendo uma explicação para a sociedade brasileira e para o mundo”, disse Lula ao ser questionado se reconhecia o resultado do pleito.

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou Maduro reeleito com 51,21% dos votos. O principal candidato opositor, Edmundo González Urrutia obteve 44,2% dos votos. A oposição e várias nações questionam a legitimidade da vitória e cobram transparência no processo, incluindo o Brasil, com a divulgação das atas de cada uma das mais de 30 mil seções eleitoras

Atas eleitorais em posse dos partidos que apoiam o governo da Venezuela foram entregues ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) do país. A campanha do candidato Edmundo González também publicou na internet atas eleitorais que estão em posse dos partidos que o apoiam, que indicam uma vitória de González.

Já Nicolas Maduro preferiu contra-atacar, segue elogiando o sistema eleitoral da Venezuela, que desperta suspeitas da comunidade internacional, Nicolás Maduro mentiu e atacou sem nenhum fundamento os sistemas eleitorais dos Estados Unidos, da Colômbia e do Brasil. E conseguiu aprovar uma lei, esta semana, para banir redes sociais na Venezuela, como o X, de Elon Musk.

Maduro também disse ser contra a ideia de novas eleições, bem como a representante da oposição Maria Corina.

O Brasil foi quem mediou acordo para que a Venezuela tivesse novas eleições.

Após a declaração de Lula, em Curitiba, membros do governo norte-americano pediram uma conversa entre Joe Biden e Lula. Os EUA já tinham reconhecido o opositor de Maduro como o verdadeiro vitorioso naquele país.