03 de agosto de 2024
POLÍTICA

Nunes vai oficializar candidatura ao lado de Bolsonaro

Por Carolina Linhares | da Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução Facebook
Prefeito de São Paulo quer a reeleição e tecnicamente está empatado com Boulos

 A convenção do MDB que vai confirmar Ricardo Nunes na eleição de São Paulo, neste sábado (3), aposta no público e na presença dos padrinhos políticos de peso, incluindo os ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-governador Rodrigo Garcia.

Bolsonaro gravou um vídeo de convocação para o ato. "Será nosso encontro com a democracia e com o futuro do Brasil", afirmou ele, que emplacou seu indicado como vice na chapa, o coronel da PM Ricardo Mello Araújo. Michelle Bolsonaro também estará presente.

A aliança entre Nunes e Bolsonaro coloca pressão no emedebista sobre quais acenos e compromissos deve dedicar ao bolsonarismo para agradar essa base em uma eleição moldada na polarização nacional, com o presidente Lula (PT) em peso na pré-campanha de Guilherme Boulos (PSOL).

Declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até 2030 por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral, o ex-presidente já foi indiciado pela PF nos inquéritos das joias e da falsificação de certificados de vacinas contra a Covid-19. É alvo ainda sobre os ataques do 8 de janeiro.

Principal cabo eleitoral de Nunes, Tarcísio afirmou na convenção do Republicanos, na quinta-feira (1º), que o prefeito será vitorioso "porque o bem sempre vence".

Em busca da reeleição, o prefeito quer dar uma demonstração de força política ao reunir 12 partidos aliados, que ele tem chamado de frente ampla, no estacionamento da Assembleia Legislativa, local escolhido por Mario Covas (PSDB) em 1994.

O prefeito, porém, chega à convenção na condição de alvo da Polícia Federal na chamada "máfia das creches". Como revelou a Folha de S.Paulo, mais de 100 pessoas já foram indiciadas no inquérito que também apura suspeitas de lavagem de dinheiro por parte de Nunes quando ele era vereador.

Até agora, Nunes aparece empatado tecnicamente com Boulos na liderança da pesquisa Datafolha. O apresentador José Luiz Datena (PSDB) grudou em ambos na última rodada da Quaest divulgada nesta semana.