Um homem foi engolido pelas chamas de um incêndio ao transportar uma bateria de íon-lítio dentro dum elevador. O caso aconteceu na China, em junho. Segundo o jornal americano New York Post, o trágico acidente aconteceu quando a bateria entrou em combustão espontânea.
Leia também: Após falha, elevador esmaga casal de idosos no RS; homem de 94 anos morreu
Quando as portas do elevador se fecharam, o homem ficou preso lá dentro e foi devorado pelas chamas. O fogo se intensificou rapidamente, levando ao desfecho fatal. Segundo o canal World In Last 24Hrs, a vítima foi levada às pressas para o hospital, onde resistiu por 28 dias antes de finalmente sucumbir aos ferimentos.
A combinação de baterias de lítio e elevadores é perigosa e pode resultar em consequências graves, como explosões que resultam em incêndios.
As baterias de íon-lítio são classificadas como mercadorias perigosas de acordo com as regulamentações da ONU (Organização das Nações Unidas), devido à sua instabilidade térmica e elétrica.
Alguns dos riscos incluem vazamento de eletrólitos, produção de calor, liberação de gases, incêndio e explosões.
Já os elevadores são espaços pequenos e fechados, com ventilação limitada. Essa limitação pode dificultar a dissipação do calor gerado por uma bateria em sobrecarga e aumentar o risco de explosão.
O acidente na China enfatiza os riscos associados às baterias de iões de lítio, especialmente em espaços confinados, e reforça a importância de protocolos de segurança rigorosos para seu manuseio e transporte.
Ver essa foto no Instagram