16 de julho de 2024
FUTEBOL AMADOR

PM e MP exigem separação de torcidas nos distritais de Bauru

Por Douglas Willian | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Douglas Willian
Estádio Nelson Reginato do Canto, no Jardim Redentor, foi o primeiro a receber a modificação

Em uma ação conjunta, o Ministério Público (MP) e a Polícia Militar (PM) determinaram à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a instalação de alambrados para separar as torcidas durante os jogos do campeonato amador nos distritais da cidade. Atualmente, o município administra nove estádios por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel): "Estádio Horácio Alves Cunha", "Nelson Reginato do Canto", "José Carlos Galvão de Moura", "José Spetic Filho", "Luiz Edmundo Coube", "Sylvio de Magalhães Padilha", "Toninho Guerreiro", "Waldemar de Brito" e "Zenzo Kikuti".

A instalação dos alambrados começou no final de junho, com o Estádio Nelson Reginato do Canto, no Jardim Redentor, sendo o primeiro a receber a modificação. A nova divisão gerou desconforto entre parte dos frequentadores, já que os banheiros estão ao lado da entrada principal, dificultando o acesso da torcida visitante, que utiliza o portão lateral.

Em nota, a Semel informou ao JC que a instalação de divisões continuará nos principais estádios distritais, como os estádios Horácio Alves Cunha, Sylvio de Magalhães Padilha ("Padilhão") e o Luiz Edmundo Coube. A medida visa garantir a segurança de todos os presentes nos eventos. A Semel também anunciou que serão colocados banheiros químicos onde não houver instalações sanitárias adequadas, e que aguarda a licitação para a aquisição desses dispositivos nos próximos dias.

A implantação dos banheiros químicos atende à Lei Municipal n.º 7.673/2023, que exige que o poder público disponibilize sanitários em eventos realizados em locais desprovidos dessa infraestrutura.

O acordo para a instalação dos alambrados foi decidido em uma reunião realizada em 15 de maio de 2024, envolvendo o Ministério Público, a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Em contato com o JC, a PM informou que, durante a reunião, foram feitas recomendações para garantir que o campeonato ocorresse dentro das normas mínimas de segurança. Entre as recomendações estavam a realização de um campeonato por semestre para evitar a coincidência de jogos, a vistoria e aprovação prévia dos estádios municipais pela PM, e a garantia da estrutura física necessária para a separação das torcidas. O major da Polícia Militar, Norberto, afirmou que as orientações visam melhorar a segurança dos jogos em benefício dos jogadores e torcedores.

O Ministério Público foi contatado para se pronunciar sobre o tema, mas não se manifestou até o fechamento desta edição.