16 de julho de 2024
FARMÁCIA POPULAR

Em Jundiaí, 68 farmácias passam a ter mais medicamentos gratuitos


| Tempo de leitura: 4 min
Nathália Sousa
Luiz Vilar acredita que muitas pessoas serão impactadas pela mudança no rol de medicamentos do programa

O Programa Farmácia Popular do Brasil, que, por meio de farmácias credenciadas faz a distribuição gratuita de medicamentos de uso contínuo, aumentou a lista de produtos que podem ser retirados sem pagamento. De acordo com lista do Ministério da Saúde, Jundiaí tem 68 farmácias credenciadas no programa, que agora, além de medicamentos para asma, diabetes, hipertensão, anticoncepção e osteoporose, também passam a ofertar gratuitamente remédios para colesterol alto (dislipidemia), Parkinson, glaucoma e rinite.

Para mulheres com idade entre 10 e 49 anos inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), há a possibilidade de retirada de absorventes higiênicos, também gratuitamente. Na modalidade de copagamento, em que há subsídio de parte do valor do produto, são beneficiados idosos que fazem uso de fraldas geriátricas e usuários do medicamento Dapagliflozina 10 mg, que trata diabetes e doença cardiovascular.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre janeiro e junho de 2024, foram atendidas 32.107 pessoas em Jundiaí com os medicamentos gratuitos indicados para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção. Com relação ao número de pessoas que serão atendidas com a inclusão de mais medicamentos, o Ministério informa que é necessário que a demanda aconteça para haver a mensuração. E, mesmo assim, é necessário esperar um período depois da implementação para que haja avaliação.

Mudança

Farmacêutico em uma farmácia no Centro de Jundiaí, Raphael Boaventura diz que os clientes têm se surpreendido com a inclusão de medicamentos na lista de gratuidade. “Os medicamentos do Farmácia Popular têm uma procura muito grande aqui, porque as pessoas já sabem há bastante tempo que temos o programa. São produtos que têm boa saída e tem sido uma novidade para os usuários a retirada gratuita dos medicamentos incluídos recentemente. Temos um paciente mesmo que gasta cerca de R$ 100 por mês com Prolopa, para Parkinson, e para ele foi uma surpresa quando informamos que não teria mais custo”, revela.

Raphael diz que muitas pessoas serão beneficiadas com a mudança, pois facilitará a retirada de alguns medicamentos, que antes acontecia apenas em postos de saúde. “Produtos para controle de colesterol, havia retirada gratuita em postos de saúde, mas não eram gratuitos na Farmácia Popular, e têm sido uma surpresa para as pessoas saberem que podem retirar aqui sem pagar nada. Os medicamentos para rinite são caros se for considerado o preço de tabela para tratamento mensal e também são oferecidos agora de forma gratuita”, conta.

Atendente de uma outra farmácia no Centro, Luiz Vilar afirma que a mudança vai impactar muita gente que frequenta a farmácia. “De Farmácia Popular, sai bastante coisa aqui. Medicamento de colesterol, tinha coparticipação, não era completamente gratuito, e hoje, sendo gratuito aqui, a procura tende a ser maior, porque era gratuito só em UBS. Para rinite, ainda não tem muita procura no Farmácia Popular, porque a informação de inclusão dos medicamentos é nova, mas com certeza vai aumentar. O remédio para glaucoma tem busca alta e agora é gratuito, antes tinha coparticipação, não era totalmente gratuito.”

Luiz acredita que a mudança vá gerar economia significativa para algumas pessoas. “O Prolopa, usado para tratar doença de Parkinson, é um pouco caro. O valor de tabela dele é R$ 128. Com a retirada de graça, já faz diferença, ajuda. Acho que a procura também vai aumentar conforme a população seja informada sobre a mudança”, ressalta.

Para a retirada de medicamentos na Farmácia Popular, a pessoa precisa ir a um estabelecimento credenciado com documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF e a receita médica dentro do prazo de validade. No caso de fraldas geriátricas, é preciso ter mais de 60 anos ou deficiência e levar também prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso. Para retirada de absorventes, é necessário cadastro prévio no site ou aplicativo do Meu SUS Digital.

Veja abaixo a lista completa de medicamentos ofertados gratuitamente no Farmácia Popular:

ASMA
brometo de ipratrópio 0,02mg
brometo de ipratrópio 0,25mg
dipropionato de beclometasona 200mcg
dipropionato de beclometasona 250mcg
dipropionato de beclometasona 50mcg
sulfato de salbutamol 100mcg
sulfato de salbutamol 5mg

DIABETES
cloridrato de metformina 500mg
cloridrato de metformina 500mg - ação prolongada
cloridrato de metformina 850mg
glibenclamida 5mg
insulina humana regular 100ui/ml
insulina humana 100ui/ml

HIPERTENSÃO
atenolol 25mg
besilato de anlodipino 5 mg
captopril 25mg
cloridrato de propranolol 40mg
hidroclorotiazida 25mg
losartana potássica 50mg
maleato de enalapril 10mg
espironolactona 25 mg
furosemida 40 mg
succinato de metoprolol 25 mg

ANTICONCEPÇÃO
acetato de medroxiprogesterona 150mg
etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
noretisterona 0,35mg
valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg

OSTEOPOROSE
alendronato de sódio 70mg

DISLIPIDEMIA
sinvastatina 10mg
sinvastatina 20mg
sinvastatina 40mg

DOENÇA DE PARKINSON
carbidopa 25mg + levodopa 250mg
cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg

GLAUCOMA
maleato de timolol 2,5mg
maleato de timolol 5mg

RINITE
budesonida 32mcg
budesonida 50mcg
dipropionato de beclometasona 50mcg/dose

DIGNIDADE MENSTRUAL
absorvente higiênico