06 de outubro de 2024
BOMBARDEIO

Ataques russos atingem hospital infantil na Ucrânia; VÍDEO

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Maria Mezentseva/Facebook
A Rússia negou ter visado infra-estruturas civis, insistindo que os alvos dos ataques eram somente instalações militares.

Um hospital infantil, o maior centro pediátrico da Ucrânia, foi bombardeado, em Kiev, por ataques russos nesta segunda-feira (8). Em todo o país, 33 pessoas foram mortas num bombardeio matinal, informou a rede BBC. Apenas na capital, 19 morreram, incluindo duas no Hospital Infantil Ohmatdyt. A institução realiza procedimentos importantes, inclusive ratamento de câncer e transplantes de órgãos.

Leia também: Putin: Aumentar arsenal da Rússia mantém equilíbrio de poder

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que visita a Polônia, onde assinou um pacto de segurança, prometeu retaliação.

Fotos do local mostraram crianças pequenas – algumas com soro intravenoso – sentadas do lado de fora do hospital enquanto o local era evacuado.

Zelensky disse em uma postagem nas redes sociais que as pessoas ficaram presas sob os escombros do hospital.

Vitaliy Klitschko, prefeito de Kiev, disse à agência de notícias Reuters do hospital que o bombardeio foi “um dos piores ataques” na capital desde o início da guerra.

O Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia publicou nas redes sociais que uma maternidade separada em Kiev também foi parcialmente destruída pela queda de destroços, matando quatro pessoas e ferindo três.

O bombardeio russo ocorre na ocasião em que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, chega a Moscou para uma visita de Estado de dois dias e deve manter conversações nesta segunda-feira com o presidente Vladimir Putin no Kremlin.

A Rússia negou ter visado infra-estruturas civis, insistindo que os alvos dos ataques eram somente instalações militares.