16 de julho de 2024
OPINIÃO

Inverno: a melhor estação do ano para eliminar vasinhos e varizes

Por Dr. Leandro Avelar | Cirurgião Vascular
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Inverno: a melhor estação do ano para eliminar vasinhos e varizes

As varizes, responsáveis por desconfortos estéticos, dores e cansaço nas pernas, são uma condição que afeta pessoas de todas as idades e tem diversas causas, sendo a principal o fator hereditário. Sem tratamento adequado, podem evoluir para complicações sérias de saúde. E agora, no inverno, temos a melhor oportunidade do ano para cuidarmos dessa condição.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Durante o inverno, o número de pacientes submetidos a cirurgias de varizes é significativamente maior, até três ou quatro vezes mais do que em outras estações. Isso se deve à menor exposição ao sol, que reduz o risco de hiperpigmentação nas áreas tratadas. Além disso, a recomendação de uso de meias de compressão após o procedimento é mais fácil de ser seguida nos meses mais frios.

A ausência de bronzeamento da pele durante o inverno é outro fator positivo. Esse aspecto beneficia particularmente os pacientes submetidos à escleroterapia e ao tratamento a laser, pois minimiza o risco de manchas pós-procedimento e melhora o conforto no uso das meias elásticas, fundamentais para otimizar os resultados.

Tratamento Inovador

Nos últimos anos, diversas técnicas têm revolucionado o tratamento de varizes. Uma das mais recentes e promissoras é o uso do endolaser, conhecido como ATTA (Ablação Térmica Total Assistida). Essa técnica representa um avanço significativo, abrangendo o tratamento de todos os tipos de vasos, incluindo safenas, varizes calibrosas e vasinhos.

Uma das principais vantagens do laser endovenoso é que, ao contrário das abordagens tradicionais, onde as veias eram removidas cirurgicamente, esta técnica utiliza a luz do laser para selar as veias de forma precisa e eficaz. Tudo é feito sem corte e sem necessidade de repouso. O procedimento pode ainda ser feito com anestesia local e sedação. As veias são puncionadas e fechadas com a fibra do laser.

Embora a cirurgia de varizes a laser já exista há algum tempo, inicialmente era utilizada apenas para tratar as veias safenas. Com a técnica ATTA, é possível tratar todas as varizes de maneira eficiente e segura, proporcionando resultados mais satisfatórios e duradouros. Aproveite este período para cuidar da saúde das suas pernas e garantir um bem-estar prolongado.