No sábado (18), um fragmento de cometa iluminou os céus de partes de Espanha e Portugal, proporcionando uma rara exibição. Embora várias pessoas tenham testemunhado o fenômeno, a imagem capturada sem querer por uma espanhola, durante uma selfie, chamou a atenção dos internautas.
Leia também: Meteorologista explica nuvem colorida no céu de Foz do Iguaçu
A garota é vista sentada sob o céu noturno, prestes a gravar uma selfie, quando de repente uma luz azul se acende atrás dela, tudo foi capturado pela câmera. Ela estava saindo com os amigos no sábado à noite, gravando um vídeo, quando acidentalmente capturou esse momento. Desde então, o vídeo se tornou viral.
O que disse a Agência Espacial Europeia?
No domingo (19), a Agência Espacial Europeia (ESA) postou no X o vídeo de um “meteoro impressionante” capturado por sua “câmera bola de fogo”.
Segundo a agência, a luz azul que atravessava o céu sobre a cidade de Cáceres, no oeste da Espanha, perto da fronteira portuguesa, voava a uma velocidade de quase 72 km por segundo. No entanto, duas horas depois, a ESA voltou ao X para informar ao mundo que o meteoro era na verdade um “pequeno pedaço de cometa”.
“A probabilidade de qualquer meteorito ser encontrado é muito baixa”, afirmou. Isso significa que é improvável que o cometa alcance a superfície da Terra. A ESA pensa que o cometa queimou no Oceano Atlântico, a uma altura de 60 km.
?????? ESA’s fireball camera in Cáceres, Spain, spotted this stunning meteor last night!
Our Planetary Defence Office are currently analysing the size and trajectory of the object to assess the chance that any material made it to the surface.
Credit: ESA/PDO/AMS82 - AllSky7 pic.twitter.com/gSU4unncQW