Um portal afiliado à rede
18 de maio de 2024

BIRIGUI

Prefeito de Birigui inicia gestão com exoneração de funcionários

Medida visa otimizar máquina pública; corte gradual de até 40 cargos comissionados foi planejado para equilibrar as finanças municipais

Por Wesley Pedrosa
da Redação

24/04/2024 - Tempo de leitura: 2 min

Reprodução

André Fermino destacou a necessidade de redução de cargos comissionados

O novo prefeito de Birigui, André Luis Moimas Grosso, o André Fermino (PP) deu início à sua gestão - pela segunda vez - com uma medida forte como a exoneração de diversos funcionários, incluindo a ex-primeira-dama Silvana Caetano Gomes Leal Milani e a secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, além de outros 15 cargos de diferentes pastas.

Em declaração à imprensa, o prefeito interino destacou a necessidade de redução de cargos comissionados, respeitando o equilíbrio financeiro da Prefeitura. O processo de corte, que atingirá cerca de 35 a 40 cargos de livre nomeação, será realizado de "forma gradual e cuidadosa, em diálogo com a Secretaria de Finanças para garantir o acerto dos funcionários e a manutenção da folha de pagamento em dia", informou.

Enquanto isso, o ex-prefeito Leandro Maffeis busca reverter sua segunda cassação pela Câmara Municipal de Birigui, sem resposta até o momento sobre uma possível nova liminar que o reconduziria ao cargo executivo.

Enquanto isso, o prefeito André Fermino continua promovendo mudanças e ajustes nos cargos comissionados deixados pela gestão anterior. "Nós vamos enxugar bastante cargos; nós temos na Prefeitura hoje 208 cargos comissionados sendo 93 de livre nomeação. Desses 93 cargos, em média nós vamos cortar de 35 a 40 cargos", informou.

A lista de exonerações inclui diversos cargos estratégicos, abrangendo diferentes áreas da administração municipal: