Novo recurso que entrou em fase de teste na Austrália e Canadá, é um novo aplicativo de compartilhamento de fotos e textos desenvolvido pelos mesmos criadores e desenvolvedores do TikTok, onde fornece aos seus usuários uma plataforma capaz de publicar fotos paradas juntamente com legendas, muito semelhante ao formato tradicional da plataforma Instagram. O novo recurso promete bater de frente com a gigante das plataformas digitais, já que atualmente as duas plataformas possuem um público diferenciado que, por sua maioria, no TikTok é composto por um público jovem, enquanto o Instagram consegue ser mais abrangente, quando se fala na idade dos usuários. Com a criação do TikTok Notes, a empresa espera uma expansão de usuários, já que diferentes formatos de conteúdos poderão ser produzidos, visando atender um público mais amplo, assim como o concorrente, aumentando o engajamento dos usuários.
Vazamento de Dados no TikTok
Com o anúncio do novo recurso, vazou a informação de que o Tik Tok vem sofrendo violação de dados sensíveis de seus usuários, em especial, anunciantes. A Forbes divulgou nessa semana que o vazamento ocorre há anos e dados expostos vão desde empresas familiares até gigantes como Amazon e Disney. O vazamento levanta sérias preocupações sobre a segurança e a privacidade dos dados armazenados pela plataforma, o que acaba preocupando não apenas os usuários individuais, como também as empresas que dependem da plataforma para seus fins publicitários. Com a exposição de dados, o TikTok permitiu acesso a informações confidenciais pertencentes a anunciantes que utilizam a plataforma para comercializar seus produtos e serviços, dentre os dados vazados estão a métrica de engajamento de usuários, dados de desempenho de anúncios e informações financeiras, além de planos estratégicos de marketing. A maioria dos anunciantes é formada por pequenas empresas que, na maior parte das vezes, disponibilizam dados pessoais e acabam mais vulneráveis nessa violação de dados. Para as grandes empresas, manter a confidencialidade de dados sensíveis é primordial não só para suas próprias operações, mas também para proteger os interesses dos seus acionistas e clientes, bem como segredos de negócio.
Legislação
No Brasil, a Lei n° 13.709/18, responsável por reger a Proteção de Dados Pessoais, trata dos dados sensíveis em seus artigos de número 11 ao 13, frisando a necessidade de cuidado redobrado, sendo que a Lei 12.965/14 estabelece princípios, garantias e deveres para os provedores de aplicação no Brasil. O Marco Civil da internet, em seu artigo 11, dispõe que “Em qualquer operação de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros, de dados pessoais ou de comunicações [...] deverão ser obrigatoriamente respeitados a legislação brasileira e os direitos à privacidade, à proteção dos dados pessoais e ao sigilo das comunicações privadas e dos registros”. Ademais, as Leis de propriedade intelectual também preveem responsabilidade para uso indevido de conteúdo e exposição de segredos de negócio.
Riscos
A exposição de dados na plataforma do TikTok representa um grande risco, não somente para os investidores envolvidos, mas também para todos os usuários que confiam no gerenciamento e tratamento de dados realizado pela empresa, o que certamente faz com que perca a credibilidade e seriedade frente aos usuários, já que um e-mail e um número de telefone abrem portas pra alteração de senhas e verificação em duas etapas de muitas outras atividades, o que pode deixar os consumidores “ariscos” e ser prejudicial para o lançamento da nova ferramenta, o TikTok Notes.
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