27 de julho de 2024
IMPOSTO DE RENDA

Aposentado do INSS pode conseguir informe de rendimentos nas agências da Previdência

Por Cristiane Gercina | da Folhapress
| Tempo de leitura: 4 min
Arquivo/Agência Brasil
O informe de rendimentos é necessário para informar à Receita o valor total do benefício previdenciário recebido em 2023

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sem senha do Portal Gov.br podem conseguir o informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda 2024 nas agências da Previdência Social. Nas unidades, os servidores imprimem o documento. É necessário agendar atendimento por meio do telefone 135 ou do aplicativo ou site Meu INSS.

Neste ano, o instituto modificou o acesso online ao extrato para o IR. O motivo, segundo o órgão, são as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Antes, era possível conseguir o documento em site específico ao informar nome do segurado, data de nascimento, CPF e número de benefício.

Com a lei, para proteger os dados, essa opção não está mais disponível. "A forma de disponibilização do extrato de IR respeita as diretrizes impostas pela lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), tendo em vista as informações sensíveis constantes no documento", diz nota do INSS

O órgão informa ainda que o beneficiário que receba aposentadoria, pensão e auxílio acima da faixa de isenção de Imposto de Renda pode retirar o extrato de IR no banco que recebe o benefício.

O informe de rendimentos é necessário para informar à Receita o valor total do benefício previdenciário recebido em 2023, sob possibilidade de cair na malha fina se houver erros. O prazo para declarar o IR começou em 15 de março e vai até 31 de maio deste ano. Quem é obrigado a declarar e atrasa paga multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano.

Como acessar o extrato do IR do INSS pela Internet
> Pelo site Meu INSS

  1.  Acesse meu.inss.gov.br
  2. Clique em "Entrar com gov.br"
  3. Informe o CPF e vá em "Continuar"
  4. Na página seguinte, digite sua senha e clique em "Entrar"
  5. Na página inicial, role a barra de rolagem para baixo e vá em "Ver +"
  6. Em seguida, clique em "Extrato do Imposto de Renda", onde há um leão em azul
  7. O "ano calendário" deve ser 2023; clique sobre o número de benefício e o documento será aberto
  8. Os valores recebidos serão informados nas "3 - Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte" ou na linha "4 - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis"
  9. Para salvar, vá até embaixo na tela e clique em "Baixar PDF"

> Pelo aplicativo Meu INSS

  1. Acesse meu.inss.gov.br
  2. Clique em "Entrar com gov.br"
  3. Informe o CPF e vá em "Continuar"
  4. Na página seguinte, digite sua senha e clique em "Entrar"
  5. Na página inicial, clique em "Extrato do Imposto de Renda", onde há um leão em azul
  6. O "ano calendário" deve ser 2023; clique sobre o número de benefício e o documento será aberto
  7. Os valores recebidos serão informados na linha "3 - Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte" ou na linha "4 - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis"
  8. Para salvar, vá até embaixo da tela e clique em "Baixar PDF"

Quem deve declarar IR
É obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2024 o contribuinte que:

Quais os valores das deduções?

Idoso tem prioridade na restituição
A restituição será paga em cinco lotes, sendo o primeiro em 31 de maio, último dia do prazo para entrega da declaração. Há uma lista de prioridade para o pagamento, que segue esta ordem:

Lote - Dia do pagamento