O tema escolhido para acompanhar as quatorze estações da Via-Sacra no Coliseu deste ano é "Em oração com Jesus no caminho da Cruz", segundo a Sala de Imprensa do Vaticano.
Leia também: Entenda por que a Páscoa e a Semana Santa mudam de data a cada ano
Este é um momento de reflexão e espiritualidade, com Jesus no centro, no contexto do Ano da Oração proclamado pelo Papa. Pela primeira vez no pontificado de Francisco, o próprio Papa está redigindo as meditações para este significativo momento de oração na noite da Sexta-feira Santa (29).
Em contraste com anos anteriores, as meditações deste ano terão menos ligações diretas com os acontecimentos atuais. Anteriormente, refugiados, vítimas de tráfico e pessoas de países em guerra estiveram envolvidos na preparação dos textos. No entanto, nesta Via-Sacra, as referências serão mais amplas, mas ainda presentes, abrangendo situações mais do que categorias específicas de pessoas.
Quanto à presença do Papa na Via-Sacra, a Sala de Imprensa do Vaticano confirmou que, até o momento, não há mudanças no planejamento original. O Papa estará presente na sexta-feira à noite no Palatino, como anunciado anteriormente.
Os textos das meditações serão distribuídos no dia 29 de março, e detalhes adicionais sobre os portadores da cruz ao redor do Coliseu serão divulgados nesse mesmo dia.