06 de outubro de 2024
CARNAVAL

Ferramenta possibilita denunciar assédio nos blocos ao balançar celular

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/ Adenir Britto/PMSJC/Flickr
O Todas por Uma nasceu em resposta à crescente violência doméstica durante a pandemia.

Blocos de Carnaval contam agora com uma ferramenta de segurança que permite às foliãs denunciar assédio e pedir ajuda simplesmente balançando seus celulares. A novidade é possível pelo aplicativo Todas por Uma, voltado ao combate à violência contra a mulher, apurou a Folha de SP.

Leia também: Sete em cada 10 mulheres têm medo de assédio no carnaval

Quando a vítima agita o aparelho, o aplicativo gratuito aciona pessoas de confiança cadastradas previamente, enviando sua localização em tempo real.

O aplicativo introduziu uma página especial para o período de festas, que simula informações sobre a agenda de Carnaval para despistar possíveis agressores. Ao abrir o aplicativo, a tela exibe uma página temática colorida com uma máscara de Carnaval e o título "Bloquinho - Hoje é Dia". O simples ato de balançar o celular aciona o sistema de ajuda.

O uso da funcionalidade depende de se cadastrar previamente, indicando contatos de confiança chamados de "anjo". Essas pessoas recebem a solicitação de ajuda e a localização da vítima, que é atualizada a cada 30 segundos.

Além de fornecer a ferramenta de segurança, o aplicativo possibilita marcar e pesquisar áreas de risco, entrar em contato com autoridades e obter informações sobre a delegacia da mulher mais próxima. As marcações feitas pelas foliãs alteram a cor das áreas de risco, que podem variar entre amarelo, laranja ou vermelho, conforme a quantidade de registros.

Criado em 2020 por Mateus de Lima Diniz, um jovem da zona norte de São Paulo, o Todas por Uma nasceu em resposta à crescente violência doméstica durante a pandemia.

O aplicativo, desenvolvido como trabalho de conclusão de curso do ensino médio, ganhou destaque ao vencer o ExpoFavela em 2022, um evento voltado a empreendedores e startups de favelas.