22 de dezembro de 2024
ÁGUA

Comitê das Bacias celebra 29 anos com R$ 170 milhões investidos em 400 projetos

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 5 min
Divulgação / Rogério Marques
Participantes do evento em Jacareí

O CBH-PS (Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul) completa 29 anos de existência com números expressivos: R$ 170 milhões deliberados para mais de 400 projetos voltados à preservação e revitalização da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

A data foi marcada com uma celebração no auditório do Senai, em Jacareí, que resgatou a história dos 29 anos do CBH-PS.

Realizado em 23 de novembro, o evento reuniu autoridades, representantes de instituições e a comunidade local em um momento de diálogo e apresentações.

O Comitê desempenha um papel fundamental na gestão sustentável dos recursos hídricos e no desenvolvimento econômico da região.

Ele tem como missão institucional garantir água de qualidade e em quantidade para todos, por meio de uma gestão eficiente e transparente. Além disso, tem como impacto social a garantia na qualidade de vida das comunidades locais e na geração de emprego e renda para mais de 2 milhões de pessoas, diretamente e indiretamente.

APRESENTAÇÕES

Um dos destaques da comemoração foi o abrangente panorama dos investimentos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) desde a criação do Comitê em 1994, apresentado por Leonardo Nascimento Lopes, diretor técnico 2 da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e coordenador da Câmara Técnica de Planejamento.

Esses investimentos têm desempenhado um papel crucial na gestão sustentável dos recursos hídricos na região, impulsionando iniciativas essenciais para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico da região.

O Plano Diretor de Restauração Florestal do CBH foi outro ponto focal, demonstrando o compromisso da entidade com a revitalização e preservação das áreas verdes ao longo da bacia hidrográfica. Ele foi apresentado pela arquiteta e coordenadora da Câmara Técnica de Restauração, Olívia Mendes

Além disso, o Programa Renascentes da Prefeitura de Jacareí, também financiado pelo Fehidro, foi destacado e apresentado pela diretora de Meio Ambiente do município, Denise Cubas de Morais Prado, como uma iniciativa local e nacional de grande impacto.

PARTICIPANTES

Diversas autoridades estiveram presentes, incluindo a presidente do Comitê, Maria Eduarda San Martin, o vice Renato Traballi Veneziani, o secretário executivo do CBH Serra da Mantiqueira, Nazareno Mostarda, representando a secretária executiva do Comitê, Márcia Eliza, o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, o presidente do Ceivap, Marcelo Manara, e a diretora do Centro Tecnológico de Hidráulica do DAEE, Viviana Borges, representando a superintendente do DAEE, Mara Ramos, do Governo do Estado de São Paulo.

Também estiveram presentes os membros do Comitê que fizeram parte do início da história CBH-PS, os atuais membros, os coordenadores das Câmaras Técnicas, representantes de instituições públicas, sociedade civil e toda a equipe de comunicação do Comitê.

A presidente do Comitê e secretária de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, Maria Eduarda San Martin, afirmou que celebrar os 29 anos teve muita importância para sua vida pessoal e profissional, pois é o primeiro aniversário que ela comemora essa história cheia de desafios e obstáculos, mas com muitas alegrias e proposições de projetos, e muitas transformações na região do Vale do Paraíba.

“Estou como presidente pela primeira vez, passando por este momento de celebrações. Enche-me de orgulho em estar presente e sinto-me muito honrada. Fico muito feliz da integração daqueles que lutaram lá atrás para construir tudo que nós temos hoje. Então, o que quero fazer, é contribuir ainda mais, mas, principalmente, permanecer o legado da história e das contribuições de tantas pessoas importantes e queridas do Comitê”, disse.

Márcia Eliza, secretária executiva do Comitê e diretora do DAEE, expressou sua satisfação pela realização do evento e pela participação dos membros e representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Governo do Estado de São Paulo

Ela destacou o papel fundamental da secretaria executiva na deliberação de projetos, fornecendo apoio técnico e operacional à gestão integrada de recursos hídricos. Marcia ressaltou a importância dos projetos deliberados, que, segundo ela, fazem e farão a diferença na vida das pessoas e nos municípios que a bacia contempla.

Renato Traballi Veneziani, vice-presidente do CBH-PS e presidente do Sindicato Rural de São José dos Campos, disse que nesses 29 anos de existência o Comitê consolidou-se como um agente fundamental na preservação e gestão consciente dos recursos hídricos da região, deixando um legado significativo para o meio ambiente e as comunidades locais. A celebração não foi apenas um olhar para o passado, mas também uma inspiração para os desafios e conquistas que ainda estão por vir.

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana, afirmou que “para preservar as nascentes, produzir água e protegê-la, por meio de investimentos em saneamento básico, os municípios precisam de ações coordenadas, e o Comitê faz esse trabalho em diversos projetos na nossa cidade e região. Inclusive, Jacareí tem mais de 90% de água tratada. Fico feliz de o CBH-PS comemorar o seu aniversário em nosso município”.

HISTÓRIA

O CBH-OS foi o quarto colegiado a ser instalado no Estado de São Paulo. Criado em 25 de novembro de 1994, através da Lei 9.034/94, é composto por 36 representantes (titulares e suplentes) dos três segmentos, sendo 12 representantes para cada segmento, que o compõem: Estado, prefeituras municipais e sociedade civil. O Comitê delibera sobre a gestão das águas no território paulista.

O estado de São Paulo foi dividido em 22 UGRHI (Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos) e a bacia do rio Paraíba do Sul está na UGRHI 2, com uma área de drenagem de 14.444 km².

No trecho paulista, existem três reservatórios principais: Paraibuna/Paraitinga, Santa Branca e Jaguari – com uma grande capacidade de armazenamento de água com destaque para Paraibuna/Paraitinga.

O CBH-PS tem em sua estrutura a presidência, a secretaria executiva e seis câmaras técnicas: Assuntos Institucionais (CT-AI), Educação Ambiental e Mobilização Social (CT-EAMS), Estudos de Cobrança da Água (CT-ECA), Planejamento (CT-PL), Saneamento (CT-SAN) e Restauração Florestal (CT-REF).