Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que, se as eleições fossem hoje, o atual prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), ocuparia a liderança da corrida para uma possível reeleição em 2024. Ele é seguido por Rafa Zimbaldi (Cidadania) e Pedro Tourinho (PT). O trio disputou a eleição de 2020. Eles foram os três primeiros colocados.
Segundo a pesquisa estimulada, Dário aparece na primeira colocação com 33,7% dos votos. Rafa Zimbaldi tem 24,9% e Pedro Tourinho 11,9%. Além deles, aparecem na pesquisa Laula Leal (PSTU) com 3,1%, Wilson Matos (PDT) com 0,9% e Edson Dorta (PCO) tem 0,6%. Nulos e brancos têm 15,7% e um total de 9,2% não sabem em quem votar.
A margem de erro é de aproximadamente 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apesar dos números, a pesquisa espontânea - quando o eleitor cita o nome de memória -, mostra que ainda há um alto número de indecisos: 84,1% não sabem em quem votar. Dário tem 5,5%, Tourinho tem 1%, e o ex-prefeito Jonas Donizette (PSB) e Zimbaldi têm 0,6%.
De acordo com Instituto Paraná Pesquisas, para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 804 eleitores. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 14 e 18 de outubro de 2023.
"Tal amostra representativa do município de Campinas atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais", informou o Instituto.