Principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o Programa A União Faz a Vida (PUFV) fechou uma parceria com a Sagrado – Rede de Educação, nas cidades de Marília e Bauru. Com essa novidade, a instituição poderá adotar a metodologia de projetos desenvolvida pelo programa que promove a educação integral de crianças e adolescentes, assim como a formação continuada de professores das escolas parceiras. O evento de lançamento do PUFV em parceria com essa instituição de ensino foi no dia 20 de maio, na Unisagrado, durante o Fórum de Sustentabilidade realizado pela instituição.
Com o objetivo de promover e estimular a educação, a cooperação e a cidadania, essa parceria é realizada pela Sicredi Centro Oeste Paulista, uma das 105 cooperativas do Sicredi que investe em programas sociais e educação há mais de dez anos nas comunidades onde atua. “Desenvolver a educação e o senso de cooperação é o melhor e mais seguro investimento para a construção de uma sociedade mais próspera. Estamos muito felizes e orgulhosos com mais essa parceria para a expansão do PUFV”, afirma o presidente da Sicredi Centro Oeste Paulista, Dr. João Alberto Salvi.
Hirilene Guerra, Coordenadora Local do Programa A União Faz a Vida junto à Sagrado – Rede de Educação, reforça as vantagens da parceria. "Para a equipe escolar a parceria contribui para um trabalho pedagógico mais interativo, inovador e criativo com uma metodologia de projetos que lança luzes sobre o currículo e incentiva o protagonismo de todos os sujeitos educacionais – estudantes, professores, famílias e comunidades – na busca e compartilhamento das melhores soluções para os problemas identificados”, comenta.
Com a atuação da cooperativa, o Programa A União Faz a Vida já beneficia mais de 8,3 mil alunos de 28 escolas nos municípios paulistas de Bauru, Dracena, Herculândia, Pompéia, Inúbia Paulista e Marília. Além disso, a Sicredi Centro Oeste Paulista foi a primeira da cooperativa do Sistema Sicredi a expandir o PUFV além das fronteiras nacionais e implementá-lo em Porto Príncipe, no Haiti.
"Acreditamos que iniciativas voltadas para o benefício da sociedade devem ser amplas e, se possível, ultrapassar fronteiras para impactar positivamente um número cada vez maior de pessoas por meio da colaboração. Dessa forma, nossa cooperativa reafirma o nosso compromisso com os associados e com a comunidade, buscando um presente e um futuro cada vez melhores", conclui o presidente, Dr. João Salvi.