25 de dezembro de 2025
DENGUE

Em três meses, Campinas registra 908 casos de dengue e Prefeitura anuncia medidas

Por Higor Goulart | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/PMC
Programa Compromisso PMC foi anunciado pelo prefeito Dário Saadi, nesta quinta-feira, 30

Campinas atingiu 908 casos de dengue em 2023, conforme divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira, 30. O registro aconteceu entre 1º de janeiro e 29 de março. No mesmo período, foram cinco casos de chikungunya.

Chama a atenção que metade destes casos foram registrados nas últimas duas semanas. Até o dia 15 de março, eram 455 confirmações. Ou seja, em 15 dias, o município teve 453 positivados da doença.

Como forma de tentar combater a transmissão e novos criadouros do Aedes aegypti, a Prefeitura anunciou nesta quinta o Programa Compromisso PMC Contra as Arboviroses.

O evento de anúncio foi realizado no Centro de Educação Infantil Lídia Bencardini Maselli, no Jardim Capivari, e contou com a presença do prefeito Dário Saadi (Republicanos), do secretário de Saúde, Lair Zambon e outros líderes.

O ‘Compromisso PMC’ durará 15 semanas e envolver todas as estruturas da Prefeitura. Nestes locais, as equipes reforçarão a importância do combate ao mosquito e distribuirão checklist aos servidores, para avaliação dos pontos na cidade.

“Hoje estamos lançando esse Programa com a proposta de eliminar criadouros da dengue dentro dos prédios públicos, escolas, centros de saúde, serviços da área social. Afinal, a dengue tem que ser enfrentada por todos” afirmou o prefeito.

O secretário Lair Zambon reforçou a necessidade de programas principalmente nas unidades escolares. “A animação das crianças é contagiante e nos traz um alento. Essas crianças vão crescer vendo a necessidade do coletivo e do respeito ao próximo. É muito importante compreender que o combate à dengue é responsabilidade de toda a sociedade”, disse.