14 de dezembro de 2025
São José

Ação da PM em festa no Campo dos Alemães termina em tumulto e com criança ferida

Por Gabriel Campoy | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo Pessoal
Garota ferida em tumulto no Campo dos Alemães

Uma criança ficou ferida durante uma ação da Polícia Militar em uma festa de dia das crianças na tarde desta quarta-feira (12) no bairro Campo dos Alemães, zona sul de São José dos Campos.

Em um dos vídeos que OVALE teve acesso, é possível ver a garota andando pela rua com um ferimento perto da orelha. Ela, no entanto, afirma durante a filmagem que “o machucado não está doendo”.

Ingrid Desa, responsável por um dos vídeos que mostram a ação da Polícia Militar, afirmou que os agentes já estavam posicionados no local da festa desde o início. Segundo ela, a comunidade teria sido “surpreendida com a violência” dos agentes. O cenário descrito foi de crianças “chorando e fugindo desesperada em meio ao gás de pimenta”.

“Pais desesperados procurando seus filhos, jovens nos alvos da bala, sendo acertados por cantar (...) esse foi o cenário que a Polícia Militar de São José dos Campos proporcionou aos trabalhadores do Campo dos Alemães”, destacou a moradora.

A jovem destacou também que mais crianças ficaram feridas após a chegada dos policiais. Em outro vídeo, registrado através da câmera de segurança de um estabelecimento no bairro é possível ver o momento em que os moradores percebem a chegada dos policiais.

“É visível pelos vídeos que não houve tempo para os pais saírem com as crianças. Ninguém entendeu o que estava acontecendo. Durante o corre-corre muitas crianças ficaram perdidas. Fomos todos surpreendidos pelo ataque policial”, afirma Ingrid.

Uma outra testemunha presente no local do tumulto e ouvida pela reportagem, afirmou que o início das ações dos policiais se deu por conta de um artista que iria se apresentar no evento de dia das crianças, e que acabou gerando uma grande concentração de pessoas. Segundo ele, a PM então teria fechado a avenida e iniciado o uso de bombas de gás lacrimogênio.

A reportagem de OVALE fez contato com a Prefeitura de São José dos Campos e com o Batalhão da Polícia Militar. Em nota, a prefeitura disse que "pessoas tentaram realizar um evento no Campo dos Alemães no feriado de quarta-feira (12) sem autorização dos órgãos competentes".

"Os organizadores montaram um palco na rua para realização de show à revelia de todos os requisitos básicos previstos para isso. Apesar de terem sido alertados, ao longo do dia ocorreram constantes tentativas dos organizadores de descumprirem a orientação, sendo necessária a intervenção dos órgãos de fiscalização. A Prefeitura lamenta a atitude dos organizadores, que foram irresponsáveis e terão que arcar com as consequências de seus atos", disse a prefeitura.

O que diz a Polícia Militar?

Em relação à ação realizada no Campo dos Alemães, a PM esclarece que "atuou na desobstrução da via ao término de um evento não autorizado pela prefeitura". Em nota, as autoridades ainda reforçam que foram hostilizadas por algumas pessoas, que arremessaram objetos em direção aos agentes.

Dessa forma, fez-se necessário a "utilização de meios necessários para dispersar as mais de 500 pessoas presentes no local e salvaguardar vidas". No fim, a nota da PM ainda alega que toda ação da corporação é pautada e apurada sob a "ótica da legalidade".