22 de dezembro de 2025
Política

Celebridades e virais: confira quem ganhou e quem perdeu nas eleições de 2022

Por Patrick C. Santos | Brasil
| Tempo de leitura: 4 min
Reprodução
Candidatos nas Eleições-2022

Muitas vezes pela falta de tempo disponível no horário eleitoral ou até mesmo para tentar emplacar um 'meme', diversos candidatos a cargos políticos apostam na criatividade para chamar a atenção dos eleitores.

Aquela imagem séria e polida dos políticos já não é mais a mesma. Qualquer um pode se arriscar na carreira, seja lá como forem suas ações, atitudes ou comportamentos.

Às vezes, no entanto, a piada já até nasce pronta, não demandando esforço para fazê-la grudar na cabeça das pessoas.

Com isso, famosos, cantores, influenciadores, atletas e até humoristas se arriscam nas eleições municipais e federais. Neste ano, não foi diferente.

Confira uma listagem de algumas celebridades e virais que se deram bem e que se deram mal nas eleições:

Lourdes Melo (PCO).

"Ah, você quer me calar?". A frase dita por Lourdes Melo (PCO), candidata ao governo do Piauí, viralizou nas redes sociais.

O questionamento foi feito após o âncora de uma sabatina da TV Cidade Alerta interrompê-la para explicar que ela deveria direcionar uma pergunta para um concorrente.

Em outra ocasião, Lourdes também repercutiu ao chamar Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), de "cabeça de ovo" e "cabeça lustrada".

Por fim, a candidata investiu na piada e fez um protesto com um minuto de silêncio em seu comercial eleitoral. No entanto, ela só tinha 57 segundos à sua disposição.

Na teoria, ela se deu mal pois não ganhou a corrida ao Palácio de Karnak. No entanto, esta era a 5ª vez em que a candidata tentava se eleger como governadora e, graças aos memes, teve o melhor desempenho de sua carreira.

Com quase 100% das urnas apuradas, Lourdes teve cerca de 0,1% dos votos válidos, ou seja, cerca de 1.920 eleitores. Em 2020, ela teve 156 votos, em 2018 obteve 777 e em 2016 conseguiu 786.

Romário (PL).

O ex-jogador de futebol Romário foi reeleito como senador pelo Rio de Janeiro. Ele conseguiu mais de 2,3 milhões de votos, o que representa cerca de 29% dos válidos.

Em 2014, quando se candidatou pela primeira vez ao Senado Federal, Romário se tornou o senador mais votado da história do Rio de Janeiro ao obter mais de 4 milhões de votos.

Caneta Azul (PL).

Manoel Gomes, mais conhecido pelo nome de seu hit 'Caneta Azul', concorreu a uma vaga para ser deputado estadual pelo Maranhão.

A música, inclusive, foi cantada na propaganda eleitoral do candidato.

Apesar de ser sucesso no Brasil todo em 2019, o sr. Caneta Azul teve apenas pouco mais de 7 mil votos e não conseguiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado.

Maurício do Vôlei (PL).

Afastado do Minas Tênis Clube após polêmicas sobre homofobia em outubro do ano passado, Maurício Souza lançou-se pela alcunha de 'Maurício do Vôlei' e ganhou a eleição para deputado federal em Minas Gerais.

Ele teve cerca de 83 mil votos.

Joel Santana (Pros).

Famoso pelas falas engraçadas em inglês, dessa vez o sotaque de Joel Santana não convenceu.

O ex-jogador e técnico de futebol arriscou uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília pelo Rio de Janeiro. No entanto, ele só obteve pouco mais de dois mil votos.

Tiririca (PL).

Possivelmente pioneiro dentre os políticos que investem no humor e nas piadas no país, Tiririca se elegeu como deputado federal pelo estado de São Paulo pela 4ª vez.

Nesta eleição, ele teve cerca de 72 mil votos.

Kid Bengala (União).

Com pouco mais de 10 mil votos, Kid Bengala não conseguiu se eleger deputado federal por São Paulo.

O ator pornô se envolveu em diversas polêmicas durante a sua candidatura, principalmente após uma propaganda eleitoral com conotação sexual ser produzida pelo candidato.

"Eu resolvi inovar para meter o pau nessa bagunça. Pode apostar que eu vou entrar é com tudo!", disse Kid.

"Kid Bengala tem gesticulação vulgar, ofensiva, grosseira e repugnante com conotação sexual, preconceituosa e discriminatória", disse a juíza eleitoral responsável por determinar a remoção da propaganda elaborada por Kid.

Em resposta, ele lamentou e disse que o objetivo não era ofender ninguém.

Netinho da Bahia (PL).

O cantor Netinho também se deu mal ao tentar concorrer a uma vaga para deputado federal na Bahia.

Ele teve mais de 31 mil votos, mas não conseguiu se eleger.

Túlio Gadelha (Rede).

Túlio Gadelha, mais conhecido como namorado da Fátima Bernardes, foi reeleito como deputado federal por Pernambuco.

Ele recebeu pouco mais de 134 mil dos votos válidos.

Sarah Poncio (Pros).

A influenciadora coleciona polêmicas e, dessa vez, também registrou uma derrota ao tentar se eleger como deputada estadual.

Ela teve pouco mais de 26 mil votos.

Danrlei de Deus Goleiro (PSD).

Danrlei, ex-jogador de futebol, se reelegeu como deputado federal pelo Rio Grande do Sul.

Com 97 mil votos, ele segue para seu quarto mandato.

Alexandre Frota (PSDB).

O ator Alexandre Frota não conseguiu se reeleger deputado estadual por São Paulo.

Em 2018, ele foi eleito deputado federal com 155 mil votos. Desta vez, o candidato recebeu apenas 24 mil.