História

Conjunto da Estação Ferroviária de Taubaté é tombado pelo Condephaat

Edificação foi ponto importante na conexão entre São Paulo e Rio de Janeiro, ao longo do Vale do Paraíba

Por Da Redação | 19/08/2021 | Tempo de leitura: 1 min

Estação Ferroviária de Taubaté
Estação Ferroviária de Taubaté

O Conjunto da Estação Ferroviária de Taubaté foi declarado patrimônio cultural do Estado de São Paulo. O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), órgão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, decidiu pelo tombamento do Conjunto, datado de 1923 e expandiu para além do complexo, que inclui o prédio da Estação, o Armazém de Carga, o Leitor Ferroviário e a Vila Ferroviária, conforme publicação da resolução no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (18).

O Conjunto foi ponto importante na conexão entre São Paulo e Rio de Janeiro, ao longo do Vale do Paraíba. Formado por edificações remanescentes da EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil em Taubaté, a Estação Ferroviária ilustra o crescimento da cidade. O Conjunto compõe importante paisagem da Companhia Taubaté Industrial, também tombada pelo Condephaat, bem como documenta a história da industrialização paulista e seu valor simbólico para a constituição da identidade cultural da população local.

Segundo o Condephaat, o tombamento inclui: o prédio da Estação Ferroviária, localizado no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, s/n; o Armazém de Carga, no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, 317; o Leito ferroviário, no trecho entre a Rua Santos Dumont; a projeção em linha reta do limite sudoeste da Parque Dr. Barbosa de Oliveira (Rua Anizio Ortiz Monteiro) e a Oficina, situada à Rua Dea Freire, 7; Vila Ferroviária, composta pelas casas números 71, 73 e 105, da Rua Dea Freire.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.