O fim de semana em Jundiaí terá como característica as mudanças no tempo. Em um mesmo dia, pode ter friozinho, calor, chuva e sol. Para esta sexta (10), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima é de 14°C e a máxima de 27°C. O dia já começou nublado e depois o sol apareceu, mas ainda há possibilidade de pancadas de chuva isoladas entre a tarde e a noite.
Amanhã (11), a previsão do Inmet indica amplitude térmica, que é a diferença entre a mínima e a máxima em um mesmo dia, mais acentuada. Os termômetros devem marcar entre 13°C e 28°C ao longo do dia. Durante a tarde, o tempo pode ficar nublado, mas não há previsão de chuva. Ao contrário do que é previsto para o domingo (12), dia em que são previstas pancadas de chuva isoladas com trovoadas em Jundiaí e temperaturas de 14ºC a 26°C ao longo do dia.
No início da próxima semana o tempo chvoso tende a continuar, assim como a grande amplitude térmica. Tanto na segunda-feira (13) quanto na terça (14), os termômetros têm previsão para marcar mínimas de 13°C e máximas de 28°C. Em nenhum dos próximos dias os ventos devem ser fortes na cidade.
Efeito
De acordo com o Climatempo, o La Ninã está acontecendo no Oceano Pacífico e vai influenciar o verão brasileiro. Enquanto o El Niño é conhecido por elevar as temperaturas do Oceano, o que influencia o clima do mundo, o La Niña, por outro lado, é o resfriamento do El Niño. Esses fenômenos têm o poder de alterar a circulação dos ventos e a pressão atmosférica numa grande área global, o que gera alterações nos padrões de chuva e de temperatura.
Como resultado do La Niña, o Brasil deve ter aumento de chuva no Norte e Nordeste e diminuição no Sul do país. Um efeito muito importante do La Niña é de facilitar o deslocamento das frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste. A passagem de várias frentes frias ajuda a organizar os corredores de umidade entre o Norte e o Sudeste do país, facilitando a formação da ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.