O Estádio Alfredo de Castilho passará a contar, em seus jogos noturnos a partir da Série A1 do Paulistão Sicredi 2025, com uma iluminação de LED semelhante à das grandes arenas e dos times gigantes da elite de São Paulo. Será um grande "upgrade" nas seis torres do Alfredão, passando de 180 lux para 1.000 lux. As torres e a iluminação atuais existem há 58 anos, e o último investimento em reforço de energia ocorreu em 1988.
A empresa contratada foi a Alper Energia, de São Paulo, à qual a diretoria noroestina agradece pela negociação e parceria. A obra é coordenada pela Pegoraro Engenharia.
O QUE É LUX
Com base em dados de engenharia elétrica, o Noroeste explica que lux é a intensidade luminosa (iluminância) por unidade de área (metro quadrado). É igual à quantidade de lúmens por metro quadrado, levando em conta a distância entre a fonte de luz (torre) e a superfície (gramado), visando à qualidade para quem assiste ao jogo da arquibancada e para quem acompanha a transmissão ao vivo de casa.
A Alper Energia é uma das maiores empresas de eficiência energética em sistemas de iluminação do país, especializada em iluminação de LED em estádios, praças esportivas, condomínios, hospitais, iluminação viária, túneis, escolas e centros comerciais.
COINCIDÊNCIAS
Coincidentemente, o Palmeiras, que entrará em campo contra o Norusca na estreia do "novo" Alfredão, foi o mesmo clube adversário do Noroeste em 5 de junho de 1960, na reinauguração do Estádio Alfredo de Castilho, após o antigo ter pegado fogo, e também na inauguração de sua iluminação em 15 de novembro de 1966.
Em ambos os jogos, com cerca de 20 mil torcedores, o Norusca venceu: 3 a 2 em 1960 e 2 a 1 em 1966.
escolha sua cidade
Nacional
escolha outra cidade