FÉRIAS

Festas e início de ano em Bauru têm ‘boom’ de casos de viroses

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
JC Imagens
Espera por atendimento nas UPA está entre 40 minutos e 1 hora
Espera por atendimento nas UPA está entre 40 minutos e 1 hora

A primeira semana de janeiro de 2025 registrou aumento significativo de casos de viroses em Bauru. A Secretaria de Saúde do município confirmou acréscimo de 24,29% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O problema tem sido registrado em vários outros municípios paulistas, especialmente no Litoral. Prefeituras do Guarujá e Santos, por exemplo, já reconheceram “surto” e aventam a possibilidade do problema ter relação com vazamentos clandestinos de esgoto em praias que estavam, até então, aptas para banho dos turistas.

A Saúde de Bauru, porém, destaca que não é possível afirmar que casos locais estejam relacionados ao problema detectado no Litoral nos últimos dias. No entanto, extraoficialmente, a reportagem soube de casos de pessoas que passaram as festas à beira-mar e retornaram passando mal.

Ainda de acordo com o Município, a média de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) está entre 40 minutos a 1 hora.

ALERTA DO GOVERNO

O Governo do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre a alta de casos de viroses, que estão levando milhares de pessoas aos hospitais públicos e particulares. A Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) e a Secretaria de Saúde informaram que estão monitorando a situação e orientando os municípios sobre medidas preventivas essenciais.

Ainda de acordo com o governo estadual, a atenção com a saúde deve ser redobrada, principalmente devido ao aumento das temperaturas. Outro ponto de alerta é a qualidade da água do mar nas praias, que é sinalizada com bandeiras. A cor vermelha indica que a água está imprópria para o banho.

A recomendação é que os banhistas evitem entrar no mar quando a praia estiver classificada como imprópria ou até 24 horas após chuvas fortes.

CUIDADOS

Para evitar doenças durante o verão, o Governo do Estado orienta a população com medidas preventivas como:
- Não consumir alimentos mal cozidos.
- Manter alimentos bem refrigerados, com atenção especial à temperatura de refrigeradores e geladeiras de supermercados onde os alimentos ficam acondicionados.
- Levar seus próprios lanches durante passeios ao ar livre.
- Observar bem a higiene de lanchonetes e quiosques.
- Lavar as mãos antes de se alimentar.
- Redobrar atenção com comidas em self-service.
- Beber sempre água filtrada.
- Não consumir gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida.

SINTOMAS DE VIROSE

- Diarreia.
- Mal-estar geral.
- Dor abdominal.
- Náusea, vômito e febre.

TRATAMENTO

- Hidratação constante.
- Se os sintomas se agravarem, como evacuações frequentes, dificuldade para se hidratar ou sinais de desidratação, procure um serviço de saúde para hidratação por soro.

Comentários

Comentários