NO PRIMEIRO DIA

Jaguariúna cria autarquia para tentar solucionar falta d'água

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Medida aprovada pela Câmara atende promessa de campanha do prefeito Davi Neto
Medida aprovada pela Câmara atende promessa de campanha do prefeito Davi Neto

Em uma sessão extraordinária realizada no dia 1º de janeiro, poucas horas após a posse, os vereadores de Jaguariúna aprovaram por unanimidade o projeto de lei do novo prefeito Davi Neto (PP) que cria o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguariúna (Saeja). A medida, aprovada com 12 votos favoráveis, busca enfrentar os recorrentes problemas de abastecimento de água na cidade, um dos principais temas debatidos durante a campanha eleitoral.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

A criação do Saeja cumpre a promessa de Davi Neto de reestruturar a gestão dos recursos hídricos e do saneamento básico. “Criando uma autarquia municipal, nós vamos separar o orçamento da prefeitura do orçamento do saneamento. Vamos conseguir ter um olhar, uma administração, uma gestão muito mais focada tanto na água quanto na questão do esgoto. Com isso, conseguiremos recursos oriundos do governo federal, do Ministério das Cidades. A autarquia também será responsável por nortear as contrapartidas de saneamento. Hoje, temos muitos loteamentos e empreendimentos sendo feitos na cidade”, explicou, ainda durante a campanha, o novo prefeito de Jaguariúna.

O novo órgão substituirá o Departamento de Água e Esgoto, que atualmente opera sob administração direta da Prefeitura, e terá como foco modernizar o sistema, expandir a infraestrutura e promover soluções tecnológicas para atender a crescente demanda da cidade.

Proposta e objetivos

A criação do Saeja prevê que a nova autarquia assuma a gestão integral dos serviços de água e esgoto, com autonomia para investir em infraestrutura, modernizar os sistemas e aumentar a eficiência no atendimento. O órgão terá como prioridade resolver os problemas de abastecimento e garantir a sustentabilidade do serviço para acompanhar o crescimento urbano e populacional da cidade.

Com o aval da Câmara, o Saeja inicia suas atividades com a missão de atender às expectativas da população e solucionar os problemas históricos no abastecimento de água em Jaguariúna. A medida marca o início do mandato de Davi Neto.

Comentários

Comentários