NOVO MANDATO

‘É uma honra ser prefeito de São José’, diz Anderson após posse

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Claudio Vieira / PMSJC
Anderson Farias toma posse como prefeito de São José
Anderson Farias toma posse como prefeito de São José

Após tomar posse como prefeito de São José dos Campos nesta quarta-feira (1º), na Câmara, Anderson Farias (PSD) disse que é uma “honra” servir a cidade no cargo, mas admitiu que são vários os desafios a serem enfrentados, como em saúde, transportes e infraestrutura.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

“Sei da responsabilidade e é uma honra para mim ser prefeito de São José, uma cidade que tem importância na região, no estado e no país, e até reconhecida internacionalmente”, disse Anderson logo após a solenidade de posse.

Também foram empossados o vice-prefeito, Wilker Lopes, (MDB), e os 21 vereadores eleitos e reeleitos na cidade.

Anderson disse que a posse representa um dia “importante” e de conclusão do “processo democrático” no qual ele foi eleito. Ele falou sobre os desafios do novo mandato.

“Tem muitos desafios. Precisamos olhar para trás para não cometer os mesmos erros e olhar para o futuro para resolver velhos problemas com soluções inovadoras. É o nosso mantra. Tem que ter harmonia e respeito com a Câmara e todos os demais poderes e instituições e entidades, além dos cidadãos.”

Confira os principais pontos da entrevista com Anderson Farias.

 

Prioridades

Temos desafios e a saúde é a área que precisamos fazer várias mudanças. Temos que repactuar a questão da saúde com o governo federal e o estadual. Ao longo dos anos, os municípios vêm recebendo menos repasses e incluindo mais serviços. Hoje atendemos mais de 1 bilhão de pessoas sendo que a cidade tem 700 mil habitantes. Há outra São José sendo atendida e não recebemos nenhum centavo por isso. Vamos fazer gestões no Ministério da Saúde.

Nossa saúde é de excelência, com bons profissionais e uma grande estrutura, mas não posso permitir que o joseense fique para depois em detrimento de uma regulação que atendemos pessoas de outras cidades.

Temos desafio no transporte público para um novo sistema, um novo conceito e modelo de mobilidade urbana, para que possamos ter integração de todos os modos de mobilidade na cidade. É uma mudança de enxergar o transporte público com integração dos modais.

 

Primeiros dias

Vamos devagar e com muita responsabilidade. Tem muita coisa em andamento e iremos entregar uma obra agora no dia 6 de janeiro, que é a Via Jaguari. Não fazemos nada às pressas e do ponto de vista de entregar por entregar, ou com visão eleitoreira. Tem a Via Oeste fase três e conexão com Jacareí que ficará pronta nos próximos dias, e várias escolas que serão entregues com reformas e ampliações, além de obras neste começo de ano. Vou lançar nos próximos dias o que iremos cumprir nos 100 primeiros dias no nosso plano.

 

Secretariado

Amanhã já faço de forma extraordinária a primeira reunião dos secretários, iniciando esse novo mandato. E vamos manter as reuniões do secretariado todas as segundas-feiras. Vamos trazer novas soluções com uma administração pública eficiente, desburocratizando a máquina. Todo cidadão tem o seu papel, com direitos e deveres. Vamos trazer tecnologia para melhorar o serviço e trabalhar com mais eficiência.

Isso é possível fazer, e temos um grande case em São José que é a segurança pública. O resultado é para o cidadão. Isso é possível para trazer para todas as áreas. Podemos ter um joseense sendo atendido numa UBS no Nordeste e lá ter acesso às informações do prontuário das pessoas. Vamos cuidar da qualidade de vida e teremos esse sistema integrado. Vamos começar com as unidades básicas da saúde.

 

Presidência da Câmara

Expectativa para as próximas horas sair essa composição da mesa diretora da Câmara e as comissões, para que todos os partidos possam estar representados. Os 21 vereadores têm os mesmos conceitos de que foram eleitos para trabalhar em prol de uma cidade melhor.

 

Composição da Câmara

Vejo de forma positiva. Hoje os vereadores começam as suas atividades e ainda se arrasta um pouco as divergências eleitorais. Temos muita confiança que vamos trabalhar juntos. Tenho muito respeito. São poderes independentes, mas não fazem nada sozinhos. Temos que virar a página das eleições. Vou trabalhar para toda a população, indiferente da ideologia ou preferência partidária.

Comentários

2 Comentários

  • Flávio 2 dias atrás
    Atende 1 bilhão de pessoas na saúde ? Isso mesmo ? A Dima que fez essas contas
  • Valter De Carvalho 3 dias atrás
    Não citou se quer uma palavra sobre o confisco a vida dos servidores aportes em dívidas repasses com responsabilidades gatilhos resíduos da pandemia são vários pontos em se tratando de servidores e aposentados.