POLÍTICA

Sem novidades, Alexandre começa novo mandato em clima de reprise

Por Corrêa Neves Jr. | Editor do GCN/Sampi
| Tempo de leitura: 3 min
N. Fradique/GCN
O prefeito Alexandre Ferreira em recente prestação de contas do mandato
O prefeito Alexandre Ferreira em recente prestação de contas do mandato

O prefeito Alexandre Ferreira será empossado na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, a partir das 10h, no Teatro Municipal, para o seu terceiro mandato (o segundo, consecutivo) à frente da prefeitura de Franca. Ao concluir este período, em 2028, terá igualado à marca de seu mentor político, Sidnei Rocha, que também governou a cidade por três mandatos.

Que ninguém espere grandes novidades do governo Alexandre 3. Elas praticamente não existem. As mudanças devem ser pontuais e periféricas. Basicamente, todo o primeiro escalão, que será empossado a partir do meio-dia, no gabinete do prefeito, foi mantido. Apenas um secretário sai – Rui Engrácia, do Meio Ambiente – e porque quis. Engrácia até já se despediu da equipe.

Uma nova secretaria também foi anunciada, Esportes e Cultura, que vai encampar as atividades e projetos hoje desenvolvidos pela Feac (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura). Nem o titular do Meio Ambiente nem o escolhido para comandar Esportes e Cultura foram anunciados. Provavelmente, serão nomes técnicos, saídos dos quadros da própria prefeitura.

O núcleo duro do governo, formado por secretários que despacham no mesmo andar do gabinete do prefeito Alexandre Ferreira, segue intacto. Fernando Baldochi, que foi seu vice no primeiro mandato, continua como chefe de Gabinete. Eduardo Campanaro, Procurador Geral do Município, peça importante na construção dos projetos de interesse do Executivo, também. Andressa Neves, diretora de Comunicação, idem, responsável pela estratégia de marketing e o relacionamento com a imprensa. Marcelo Facuri, assessor especial e coordenador da vitoriosa campanha de Alexandre, é outro que segue na mesma função.

Nas Finanças, área que o prefeito acompanha de perto, Raquel Pereira seguirá dando as cartas, auxiliada diretamente por Neide Lopes, chefe de Gabinete da secretaria. Ambas gozam da irrestrita confiança de Alexandre e tem o trabalho constantemente elogiado.

Na Educação, Márcia Gatti, definida como um quadro técnico de grande qualidade pelo prefeito, também vai seguir no comando da pasta, mesmo com a resistência de parte do professorado, que aponta sua “falta de jeito” para lidar com a equipe.  Apesar das queixas, os prêmios conquistados pela área de Educação do município e a longa amizade e relação de confiança que Alexandre mantém com Márcia Gatti garantem sua posição.

Waléria Mascarenhas, na Saúde, já foi até confirmada oficialmente no cargo. Área sensível e fonte permanente de problemas, Waléria é considerada uma grande resolvedora de problemas, capaz de enfrentar longas jornadas de trabalho e que não recua diante de críticas. É das poucas que concede entrevistas com frequência, se posiciona diante dos problemas publicamente e, sempre que possível, chama para si a responsabilidade e blinda o prefeito Alexandre Ferreira.

Lucimara Prado, do Desenvolvimento Econômico, é outra que teve seu nome confirmado oficialmente. Foi uma pequena surpresa, porque muitos, especialmente lideranças empresariais da cidade, além de integrantes de partidos que apoiaram Alexandre, davam a mudança como certa. Mas ela continua, cacifada pelos números de geração de emprego na cidade.

Também fica na sua pasta Petersson Facciroli, do Recursos Humanos, Na Infraestrutura, muito provavelmente o mesmo deve acontecer com Nicola Rossano, apesar de integrantes do grupo de transição terem dito, informalmente, que poderia haver mudanças – estruturais, ou no comando da pasta.

Comentários

Comentários