A Prefeitura de Campinas, por meio da Emdec, anunciou que começará a inserir informações sobre pontos de alagamento no aplicativo Waze. A medida, que inclui alertas mesmo para vias não bloqueadas, busca prevenir que motoristas acessem locais com risco de inundação.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O convênio com o Waze for Cities foi firmado em junho de 2023, mas, até agora, a plataforma era utilizada apenas para informar bloqueios viários por obras, eventos e sinistros de trânsito. A inclusão de pontos críticos de alagamento marca uma ampliação significativa do uso da ferramenta, prometendo maior segurança para motoristas em períodos de chuvas intensas.
Inicialmente, 11 áreas consideradas críticas serão destacadas no aplicativo, independentemente das condições climáticas. Em uma segunda etapa, os alertas serão atualizados em tempo real pelos agentes de mobilidade e pela equipe de monitoramento por câmeras.
A decisão foi anunciada durante uma reunião no gabinete do prefeito Dário Saadi para discutir o balanço das chuvas de dezembro. “Demos assistência a mais de 50 famílias e estamos nos preparando para evitar tragédias. Com os alertas no Waze, reforçamos nosso compromisso com a segurança”, afirmou o prefeito.
A inclusão de alertas de alagamento no Waze reflete uma tentativa da administração de melhorar a comunicação em situações de emergência e minimizar os impactos causados pelas chuvas frequentes em Campinas.