SUCESSO

Marina Larroudé: da infância em Araçatuba ao êxito global na moda

Por Maryla Buzati | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Divulgação/Larroudé
Marina Larroudé viveu em Araçatuba até os 15 anos
Marina Larroudé viveu em Araçatuba até os 15 anos

Marina Larroudé, é natural de Araçatuba e é dona e fundadora da empresa de calçados de grife Larroudé. Os produtos são fabricados no Brasil e vendidos no mundo todo, tanto em lojas físicas quanto por e-commerce. Além disso, já foram usados por celebridades como Taylor Swift, Lady Gaga e Jennifer Lopez.

Formação e experiência

Marina viveu em Araçatuba até os 15 anos e depois se mudou para São Paulo para estudar. Ela estudou Comunicação na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), e na época conseguiu um trabalho de stylist na Vogue Brasil. Depois de se formar, ela se mudou para Nova York, em 2003, e trabalhou como diretora de moda em empresas como Style.com, Teen Vogue e no Barneys. “Essas experiências foram fundamentais para moldar minha visão criativa e entender as necessidades do mercado”, afirma.

Do surgimento ao sucesso

Marina é casada com Ricardo Larroudé, com quem tem dois filhos. Em 2020, ambos estavam desempregados e decidiram unir suas experiências – ela na moda e ele nos negócios – para montar a própria empresa. “Começamos com mais duas pessoas, trabalhando na nossa sala de jantar, e hoje contamos com duas fábricas no Brasil, que empregam mais de 200 pessoas”, relata a empresária.

A Larroudé possui duas fábricas próprias no Brasil, localizadas em Sapiranga, no Rio Grande do Sul. Os sapatos estão presentes em lojas físicas renomadas, como as Galeries Lafayette, em Paris; Joyce, em Hong Kong; e Harvey Nichols, em Dubai e Doha, entre outros. Mas a maior parte dos clientes está mesmo nos Estados Unidos, onde a marca foi lançada inicialmente e é vendida em grandes varejistas como Nordstrom e Saks. E também são vendidos por e-commerce. “Nosso foco sempre foi na excelência e no design único, fatores que nos levaram ao sucesso”, diz.

Marina conta que sempre foi apaixonada por sapatos, pois, para ela, representam a combinação perfeita entre moda e funcionalidade. Ela percebeu que no mercado norte-americano não havia nenhuma outra marca que oferecesse a mesma qualidade e tipo de produto.

“Não havia uma coleção com foco em moda, um verdadeiro “closet” de sapatos femininos, nessa faixa de preço e design impecável. Então, quando percebi esse espaço no mercado para criar algo único, soube que era o momento certo para transformar minha paixão em realidade e investir nesse segmento”, aponta.

O segredo do sucesso

Marina acredita que o sucesso da Larroudé é fruto da combinação entre experiência, visão estratégica, muito trabalho e paixão. Isso porque ela tem uma trajetória de 20 anos no mundo da moda, o que proporcionou entendimento aprofundado do mercado e uma ampla rede de contatos. Enquanto isso, o marido, que é CEO e parceiro na Larroudé, trouxe sua expertise em negócios, o que foi essencial para criarem uma base sólida.

“Estar sempre aberta ao aprendizado constante e manter o foco na excelência em tudo o que fazemos também foram fatores determinantes. Porém, acima de tudo, foi a resiliência e o trabalho duro que realmente fizeram a diferença”, ressalta Marina.

Ela também conta que é gratificante ver celebridades como Taylor Swift, Lady Gaga e JLo usando seus sapatos, pois isso valida o esforço e cuidado que são colocados em cada produto. “Cada vez que vejo alguém usando Larroudé, sinto um enorme orgulho e uma motivação renovada para continuar criando. É como se fosse a primeira vez, sempre emocionante e especial”.

Do interior para o mundo

Mesmo não morando mais em Araçatuba há anos, Marina cita que tem lembranças maravilhosas de sua infância, repleta de momentos especiais com família e amigos. Seus pais e amigos de infância ainda moram na cidade e é o lugar que ela chama de “casa” no Brasil. E, apesar da correria da vida, ela visita sempre que pode.

Para a estilista, desde que saiu de sua cidade Natal, há 20 anos, sua carreira foi sendo construída diariamente, cheia de desafios e conquistas. E que ser uma mulher brasileira do interior e conquistar espaço em um mercado tão competitivo quanto o de Nova York tem um significado muito especial.

Ela finaliza com uma mensagem para inúmeras mulheres que buscam o sucesso profissional: “Quero inspirar outras mulheres a acreditarem no próprio potencial, enfrentarem desafios com coragem e jamais desistirem de seus sonhos. O percurso é longo, mas vale a pena. O legado que espero deixar é o de que tudo é possível quando acreditamos em nós mesmas, nos dedicamos e buscamos a excelência em tudo o que fazemos”. 

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