A Defesa Civil liberou neste domingo, 29, o retorno das 44 famílias às casas do Beco Mokarzel, em Sousas, afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Campinas na última sexta-feira, 27.
Desde o alagamento, aproximadamente 100 pessoas – entre elas 25 crianças, seis idosos e uma criança com deficiência – receberam atendimento da assistência social da Prefeitura e foram acolhidas em um abrigo no próprio distrito.
De acordo com a Administração Municipal, a área foi vistoriada e considerada segura na manhã de domingo, permitindo que as famílias realizassem a limpeza de suas residências.
O trabalho de recuperação continua em Sousas, assim como o monitoramento na Chácara Piracambaia, onde 38 pessoas foram resgatadas durante as chuvas.
Para assegurar a integridade dos moradores, a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social seguem realizando vistorias técnicas nas áreas afetadas. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos intensifica a limpeza e manutenção dos locais atingidos. A recuperação dos estragos deve prosseguir na segunda-feira, 30.
Desde a última sexta-feira, a Defesa Civil de Campinas contabilizou 139 ocorrências relacionadas às chuvas. Entre os registros estão 25 alagamentos de imóveis, 50 inundações graduais, 10 quedas de muros, 15 deslizamentos de terra e 7 quedas de árvores, além das ocorrências no Beco Mokarzel, em Sousas.