SEGUNDO MANDATO

Dário define licitação do transporte como prioridade em 2025

Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/Sampi Campinas
Dário Saadi: atual prefeito foi reeleito para o segundo mandato em Campinas
Dário Saadi: atual prefeito foi reeleito para o segundo mandato em Campinas

O prefeito reeleito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), revelou nesta semana que no próximo dia 1º de janeiro, quarta-feira, fará o lançamento de um conjunto de medidas prioritárias para os primeiros três meses de seu segundo mandato.

 Entre os principais pontos, Dário destacou a reabertura da licitação do transporte público, que será publicada logo no início do ano, além de projetos voltados ao enfrentamento das enchentes e à expansão da educação em tempo integral.

Em relação ao transporte público, Dário admitiu que não conseguiu cumprir com a promessa de licitação durante seu primeiro mandato.

“Publicamos o edital, mas por questões técnicas, como a quantidade de ônibus elétricos, não houve propostas. Refizemos o processo e vamos lançar o novo edital logo no começo do ano. É um compromisso nosso”, afirmou.

A nova licitação, aguardada desde 2016, já passou por diversos contratempos e adiamentos. Em julho de 2023, o edital foi publicado, mas a abertura das propostas, em setembro, foi anulada, pois nenhuma empresa apresentou oferta.

A licitação prevê a inclusão gradual de 60 ônibus elétricos na frota ao longo de seis anos, com possibilidade de expansão financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Também estão previstas melhorias tecnológicas nos veículos, integração mais eficiente do sistema de bilhetagem e a reformulação do PAI-Serviço.

Enchentes

No que diz respeito ao combate às enchentes, Saadi mencionou as obras de drenagem nas avenidas Orosimbo Maia e Princesa d’Oeste, com o objetivo de minimizar os danos causados pelas cheias.

Orosimbo Maia: Em 6 de dezembro, a Prefeitura anunciou a construção de um piscinão na Praça da Ópera, no cruzamento das avenidas Senador Saraiva e João Penido Burnier, com capacidade para armazenar até 75 mil metros cúbicos de água. O investimento previsto é de R$ 130 milhões, e a licitação ocorrerá em 22 de janeiro de 2025.

Princesa d’Oeste: Já estão em andamento as obras de um reservatório no Jardim Paranapanema para prevenir alagamentos na região. Com um investimento de R$ 206 milhões, a obra deve ser concluída até julho de 2026, ajudando a evitar alagamentos em vias importantes, como a Norte-Sul (Avenida José de Sousa Campos) e a Princesa d’Oeste.

Educação

Saadi também anunciou o plano de construir dez escolas de tempo integral em Campinas, que será uma das suas prioridades no início de sua gestão. “Não são apenas escolas, mas também complexos esportivos, culturais e educacionais. São projetos de grande escala, e estamos bem preparados para implementá-los. No dia 1º, apresentaremos as ações para os primeiros três meses de governo”, concluiu.

Comentários

Comentários