Um homem de 49 anos foi baleado no pé por um policial militar após uma perseguição em Taubaté. Ele desobedeceu a ordem de parada da polícia e tentou fugir.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O caso aconteceu na madrugada de quarta-feira (25), às 2h05. A perseguição começou na avenida Walter Thaumaturgo e terminou na rua Japão, no bairro Jardim das Nações, em Taubaté.
O homem, que estava em um veículo, desobedeceu a ordem de parada da polícia, tentou fugir e, durante a fuga, jogou dois telefones celulares pela janela do carro.
Após ser encurralado pelos policiais, o indivíduo fez menção de sacar uma arma. Em resposta, um dos policiais, de 25 anos, efetuou dois disparos, atingindo o pé do suspeito com um dos tiros.
Durante a perseguição, o homem abandonou o veículo e continuou a fuga a pé. Pouco tempo depois, os militares conseguiram capturá-lo. Segundo o relato policial, o suspeito portava um revólver calibre 32.
O homem foi conduzido ao Hospital Regional de Taubaté, onde permaneceu sob escolta policial. Em seu interrogatório, ele admitiu ter desobedecido a ordem de parada e jogado os celulares fora, mas negou estar portando uma arma de fogo.
Prisão em flagrante.
A autoridade policial determinou a prisão em flagrante do indivíduo pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e desobediência. A soma das penas para os crimes imputados ao suspeito ultrapassa quatro anos, o que impediu a concessão de fiança na esfera policial.
Quanto à conduta do policial militar que efetuou os disparos, a autoridade policial considerou, em análise preliminar, que ele agiu em legítima defesa. A conduta será objeto de posterior reanálise e readequação típica, caso necessário.
Foram apreendidos um revólver calibre 32, com três munições íntegras, que estava em posse do suspeito e a pistola Glock G22, calibre 40, utilizada pelo policial, com 13 cartuchos íntegros. Os dois celulares dispensados pelo indivíduo durante a fuga também foram apreendidos. O veículo utilizado pelo suspeito foi apreendido administrativamente pela Polícia Militar.
A autoridade policial expediu ofício à Polícia Militar solicitando escolta para o indivíduo no Hospital Regional.