CHUVARADA

Várzea Paulista, Jundiaí e Jarinu são cidade da região afetadas

Por Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Defesa Civil de Várzea Paulista
A Defesa Civil alerta a população sobre os cuidados necessários em relação à chuva
A Defesa Civil alerta a população sobre os cuidados necessários em relação à chuva

Várzea Paulista, Jundiaí e Jarinu são as cidades da região com registro de tragédias por causa das chuvas deste fim de semana, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo. Ao todo, são registrados alagamentos, deslizamentos, desabamento e quatro vítimas fatais, três em Várzea Paulista e uma em Jundiaí.

Várzea Paulista

A chuva forte ocasionou deslizamento de terra, no sábado (21), por volta das 18h37, na rua Ilhabela, na Vila Real. Uma mulher e duas crianças, mãe e filhas, morreram. O Corpo de Bombeiros atuou com 13 viaturas e suas respectivas equipes na busca pelos corpos que estavam sob os escombros. Foi montado um Posto de Comando para coordenar as operações de resgate, logística e integração entre os órgãos envolvidos.

A equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também realizou atendimentos a 11 vítimas que apresentaram ferimentos leves, as quais ficaram desalojadas e foram encaminhadas para casas de parentes. A equipe da Defesa Civil do Estado compareceu ao local para prestar apoio técnico e operacional, acompanhada pelos geólogos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), que realizaram uma avaliação preliminar da área afetada e das condições do terreno. Esteve também no local o Grupo de Ações em Emergências e Desastres (Gaed) e a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil realizará hoje (22) a contabilidade dos danos, a vistoria técnica da área em conjunto com um geólogo do IPA e, caso necessário, providenciará a abertura do Centro Comunitário para abrigar as famílias. Após a conclusão dos procedimentos de auxílio aos munícipes e caso seja constatada a necessidade, solicitará apoio para a obtenção da devida ajuda humanitária, que foi oferecida ao município pela Defesa Civil do Estado.

Jundiaí

Neste domingo, por volta das 6h40, pela rua Jose Joaquim dos Santos, bairro João Aprillanti (Ivoturucaia), houve um desabamento de uma residência de madeira. Foi constatado o óbito de uma vítima, um homem. O corpo estava em local de dificil acesso, mas o Corpo  de Bombeiros finalizou a retirada e o local foi preservado para a perícia.

Segundo a Defesa Civil de Jundiaí, cinco residências precisaram ser interditadas, total ou parcialmente. Doze pessoas foram acomodadas na casa de parentes. Neste domingo, estão nas ruas equipe da Defesa Civil, juntamente com engenheiros e técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) realizando novas vistorias para determinar a necessidade de interdições adicionais ou não nas áreas interditadas pela Defesa Civil. Equipes do órgão estão nos bairros da Roseira e da Toca, avaliando as casas afetadas por alagamentos e decidindo as medidas a serem adotadas. Houve registros de quedas de árvores no município.

Jarinu

Com a chuva de forte intensidade, o município teve extravasamento de rio pela Estrada Municipal Natal Lourencini, 12, Fazenda Campo Verde, sendo realizada a retirada de 15 pessoas ilhadas. Todas foram deixadas em local seguro e sem ferimentos.

Cuidados

  • A Defesa Civil orienta a evitar transitar durante a chuva. Abrigue-se em uma edificação, como um comércio, estações de trem, metrô e terminais de ônibus.
  • No trânsito, diminua a velocidade e não atravesse áreas alagadas com enxurradas. Evite parar ao lado de árvores e estruturas metálicas frágeis.
  • Árvores podem cair sobre a rede elétrica. Caso se depare com fio elétrico caído no chão, não se aproxime em hipótese nenhuma.
  • Se estiver dentro do automóvel, não saia e não toque nas partes metálicas do veículo.
    Ligue para a Defesa Civil 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Comentários

Comentários