A chuva intensa que atingiu Campinas na tarde desta sexta-feira (20) provocou quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e danos estruturais em uma escola municipal. Com volume de 25,8 milímetros registrado em pouco mais de uma hora e meia, a tempestade teve maior impacto na região central da cidade, no Córrego Serafim.
Quatro centros de saúde – São Vicente, Joaquim, Sousas e Esmeraldina – estão sem energia elétrica, comprometendo o atendimento e exigindo o remanejamento de vacinas para evitar prejuízos. No Centro de Saúde São Vicente, que encerraria o expediente às 19h, as atividades foram suspensas às 16h30.
Além disso, o CEI Presidente Campos Salles foi destelhado pela força do vento e da chuva. A equipe de manutenção já está no local realizando reparos, mas a unidade permanecerá fechada devido ao início do período de férias escolares na próxima segunda-feira (23).
A Defesa Civil de Campinas atendeu nove chamados relacionados à queda de árvores em diversas regiões da cidade, com casos registrados nos bairros Jardim Santa Mônica, Parque Jambeiro, Taquaral e outros. Em dois desses locais, as árvores caíram sobre a rede elétrica, e a CPFL foi acionada para realizar os reparos.
Com previsão de mais chuva nas próximas horas, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta para possíveis enxurradas e inundações em áreas próximas aos rios Atibaia, Capivari e seus afluentes. As equipes da Defesa Civil, Serviços Públicos e outras secretarias estão de prontidão para atender emergências.
A visita autoguiada na Mata de Santa Genebra, prevista para este sábado (21), foi cancelada devido às condições climáticas. Interessados podem reagendar pelo site oficial.