INVESTIGAÇÃO

Após roubar moto, Diego morre aos 17 anos em confronto com a GCM

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Da redação
Reprodução
Jovens roubaram moto e fugiram sem capacete
Jovens roubaram moto e fugiram sem capacete

Um roubo de motocicleta no bairro Alto da Ponte, em São José dos Campos, resultou em uma perseguição policial que terminou com a morte de um suspeito e a prisão de outro. O caso ocorreu na região da rotatória da Avenida Madre Teresa de Calcutá, no Residencial São Francisco, e envolveu agentes da Guarda Civil Municipal em flagrante ação. Os dois suspeitos de roubo foram identificados.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

De acordo com o relatório policial, os guardas receberam informações do Centro de Segurança Integrada sobre um roubo de motocicleta. Monitorando os suspeitos pelas câmeras, os agentes iniciaram a perseguição, que avançou pela avenida Juscelino Kubitschek e seguiu até a Via Cambuí. Durante a fuga, dois indivíduos abandonaram a motocicleta roubada e tentaram escapar a pé por uma área de mata próxima ao bairro São Francisco.

Segundo o relato dos agentes, os suspeitos desobedeceram repetidas ordens de parada e sacaram armas durante a perseguição. Em resposta, um dos guardas efetuou disparos, atingindo os dois suspeitos. Diego Juliano Barboza, de 17 anos, foi baleado e morreu no local. O outro suspeito, identificado como L.P.B.C, de 18 anos, foi baleado, mas socorrido ao Pronto-Socorro da Vila Industrial, onde permanece internado sob escolta.

No local, foram apreendidos um revólver calibre .38, de fabricação Rossi, em bom estado e carregado com cinco munições intactas, além de um simulacro de pistola tipo Glock. A motocicleta roubada foi recuperada e devolvida ao proprietário.

A polícia confirmou que a vítima do roubo reconheceu os suspeitos por meio de imagens capturadas pelas câmeras do CSI. O boletim de ocorrência também registra que os agentes da GCM atuaram em legítima defesa ao reagir à ameaça iminente, uma vez que os suspeitos estavam armados.

O delegado responsável determinou a prisão em flagrante de L.P.B. pelos crimes de roubo com agravantes. O caso foi registrado como homicídio decorrente de intervenção policial, amparado na tese de legítima defesa.

As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do ocorrido.

A Prefeitura de São José divulgou uma nota oficial, na qual fala que houve resistência dos suspeitos. Em dado momento, segundo a Prefeitura os GCMs foram alvo de tiros e revidaram.

"A Prefeitura de São José dos Campos informa que, na noite desta quinta-feira (12), na região norte, dois indivíduos abordaram uma pessoa em uma motocicleta. A vítima resistiu inicialmente e foi agredida, mas acabou entregando o veículo após os assaltantes exibirem uma arma. Os criminosos fugiram sem usar capacetes."

"A vítima entrou em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM), que acionou o sistema de monitoramento CSI (Centro de Segurança e Inteligência). Na região da Via Cambuí, ao avistarem a GCM, os suspeitos abandonaram a motocicleta e fugiram para uma área de mata. Durante o acompanhamento, os indivíduos atiraram contra os agentes, que revidaram."

"Ambos os suspeitos foram atingidos pelos disparos. Um deles faleceu no local, enquanto o outro foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Municipal. Ocorrência sendo apresentada à autoridade policial", diz a nota.

Comentários

1 Comentários

  • Levi Andrade 14/12/2024
    Esquece o \"17\" anos, foi um ladrão que morreu após um assalto. Foi isto, sem romantizar.