DADOS

Levantamento inédito aponta número crescente de órfãos em Franca

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Agência Brasil/Arquivo
Levantamento dos Cartórios de Registro Civil revela aumento no número de crianças órfãs em Franca nos últimos anos
Levantamento dos Cartórios de Registro Civil revela aumento no número de crianças órfãs em Franca nos últimos anos

Mais de 67 crianças e adolescentes de até 17 anos ficam órfãos de pelo menos um dos pais por ano em Franca, segundo levantamento inédito realizado pelos Cartórios de Registro Civil de São Paulo.

O estudo abrange o período de 2021 a 2024 e foi possível graças ao cruzamento dos dados dos CPFs dos pais, presentes nos registros de óbitos, com os registros de nascimento de seus filhos, permitindo identificar com exatidão o número de órfãos no país a cada ano.

De acordo com os dados consolidados, além dos 62 órfãos registrados em 2021, o ano seguinte teve 56 crianças que perderam ao menos um dos pais. Em 2023, houve um aumento, com 69 órfãos, e até outubro de 2024, o número já totaliza 83, superando o recorde do ano anterior.

Impacto da Covid-19  

Os dados mostram que a Covid-19 deixou 30 crianças órfãs de pelo menos um dos pais em Franca desde 2019. Quando consideradas doenças relacionadas ao coronavírus, como insuficiência respiratória (9 casos), o número chega a pelo menos 39 órfãos desde o início da pandemia.

O levantamento também indica um aumento no número de órfãos devido ao falecimento de pais por doenças como infarto, AVC, sepse e pneumonia, frequentemente associadas aos impactos da pandemia nos últimos anos.

Comentários

Comentários