A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesp de Bauru Rosio Fernández Baca Salcedo morreu, aos 64 anos, neste domingo (8), em decorrência de complicações de um câncer diagnosticado recentemente. A despedida surpreendeu muitos colegas e alunos, uma vez há apenas três meses, ela comemorava com bastante vigor a aprovação do curso de doutorado em Arquitetura e Urbanismo, conquista obtida graças ao esforço e dedicação dela, que coordenava o Programa de Pós-graduação na área.
O feito, inclusive, foi destacado pela professora de Design e ex-diretora da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (Faac) Fernanda Henriques, para quem Rosio era uma mulher séria, competente, muito dedicada ao ofício, assim como extrovertida e com personalidade forte.
O velório acontece na rua Gerson França, 5-55, no Terra Branca, sendo que, às 14h desta segunda-feira (9), ela será conduzida ao crematório Regional Jardim Dos Lírios. Rosio, que era natural de Cusco, no Peru, conseguiu conquistar seu espaço no Brasil por conta de seu trabalho árduo e eficiente. Para ela, a chegada do curso de doutorado, fortalece o conhecimento científico no âmbito teórico, histórico e tecnológico, visando atender às demandas regionais, nacionais e internacionais.
De acordo com o Lattes, ela era livre-docente em Patrimônio Arquitetônico e Urbano pela Unesp (2019), possuía pós-doutorado pela Universidad de Barcelona, na Espanha, doutorado em Integração da América Latina pela USP, mestrado em Geografia pela Unesp, e arquiteta pela Universidad Nacional San Antonio Abad de Cusco, Peru. Ela deixa os filhos Marcelo Fernández Baca dos Santos, 31 Anos, Vinícius Fernández Baca dos Santos, 23 anos, e o marido José Aparecido dos Santos.
Este é o quarto luto enfrentado pela Faac, apenas neste semestre. No final de julho, docentes e discentes se despediram do professor Osvando José de Morais, que coordenava, aos 66 anos, o curso de jornalismo da faculdade.
Depois, em setembro, alunos, docentes, servidores e profissionais já formados pela Faac perderam a professora Paula da Cruz Landim, aos 61 anos. No final do mês passado, morreu o professor João Eduardo Hidalgo, aos 59 anos. Ele ministrava aulas de ciência da comunicação.
escolha sua cidade
Nacional
escolha outra cidade