Empresa com sede em São José dos Campos e líder em inovação nas áreas de Defesa e Aeroespacial, a Akaer foi selecionada pela portuguesa EEA Aircraft and Maintenance para produzir as estruturas da aeronave LUS-222.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A Akaer será responsável pela fabricação, no Brasil, da fuselagem, asa completa, estabilizadores horizontais e verticais e também de todas as superfícies de controle do avião português.
O LUS-222 é uma aeronave regional leve, desenvolvida para usos civis e militares, para o mercado global. O Programa LUS-222 é liderado pela EEA Aircraft e tem a participação de várias empresas do ecossistema aeronáutico português, com apoio da Força Aérea do país e do governo de Portugal.
A Akaer será a primeira empresa brasileira a fornecer a estrutura total de uma aeronave de transporte regional e de cargas. A produção acontecerá em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, a partir do primeiro trimestre de 2025. O primeiro voo do LUS-222 está previsto para 2027. O valor do negócio não foi divulgado.
“Estamos muito satisfeitos de ter sido possível criar esta parceria com a Akaer para a fabricação das aeroestruturas da aeronave LUS-222. Portugal e o Brasil têm um percurso de parceria muito bem-sucedido no setor aeronáutico”, disse Miguel Braga, presidente do Conselho de Administração da EEA Aircraft and Maintenance.
O executivo citou como exemplo o Programa KC-390, no qual a Embraer, envolvendo parceiros de Portugal, desenvolveu uma aeronave que foi integrada pela Força Aérea Portuguesa.
“Talvez possamos agora replicar, no sentido inverso, com a aeronave LUS-222, liderada pela EEA Aircraft and Maintenance, tendo como parceiro a Akaer e quem sabe, no futuro, tendo como utilizadores finais a Força Aérea Brasileira e outros operadores civis do enorme país que é o Brasil”, afirmou Braga.
“Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto. É uma conquista significativa que ressalta a capacidade técnica da Akaer de desenvolver e fornecer estruturas aeronáuticas completas e integração de sistemas, o que fortalece nossa posição relevante de Tier 1 global”, disse Cesar Silva, CEO da empresa.
A aeronave.
O LUS-222 é um bimotor de asa alta com porta de carga traseira. Tem capacidade para transportar 19 passageiros ou até 2.000 quilos de carga, podendo atuar em missões militares, de busca e salvamento, transporte e também na aviação regional.
Sua capacidade de operar em pistas curtas e não pavimentadas faz com que seja ideal para regiões remotas e de difícil acesso, oferecendo uma solução eficiente para diversos tipos de operações.
O avião possui alcance de mais de 2.000 km e pode atingir uma velocidade de até 370 km/h.
Comentários
1 Comentários
-
Alexandre 06/12/2024Parece bem semelhante ao avião da Desaer, um ATL-100 que busca substituir o Bandeirante com algumas inovações. Maricá (RJ) pode ser sede da produção (fábrica) da empresa que surgiu na incubadora do DCTA. A Akaer se aproxima da OGMA, uma empresa da Embraer em Portugal, que ganha cada vez mais importância neste novo momento da fabricante de aviões brasileira. Este tipo de cooperação, além de ser uma oportunidade empresarial e empregatícia, cria sinergias importantes do Brasil com a Europa, neste caso Portugal.