A forte chuva que atingiu a região noroeste do estado de São Paulo provocou sérios transtornos nesta quarta-feira, 4. Em Araçatuba, no bairro Engenheiro Taveira, moradores ficaram ilhados devido ao avanço das obras de implantação de galerias pluviais, agravado pelo volume de água. Crateras se abriram, calçadas desapareceram e ruas sem asfalto se tornaram intransitáveis.
Em Castilho, o acesso a três bairros rurais foi interditado após as chuvas de terça-feira, 3, à noite. Já em Andradina, o acostamento da rodovia Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563) cedeu, obrigando a Polícia Rodoviária Estadual a adotar o sistema “Pare e Siga”. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está avaliando os danos e pode decretar a interdição total da via.
Já em Mirandópolis, um desvio de terra provisório que substituía uma ponte foi levado pelas águas, isolando o assentamento rural Anhumas, onde vivem 70 famílias. A cidade registrou 160 milímetros de chuva em uma única noite. Equipes da Defesa Civil, bombeiros e usinas locais trabalham para recuperar os acessos.
De acordo com o IPMet da Unesp de Bauru, estão previstas pancadas de chuva para esta quinta-feira, 5, na região de Araçatuba. No entanto, o tempo deve firmar na sexta-feira, 6, e no sábado, 7, com temperaturas que podem chegar aos 34°C e sem expectativa de chuvas.
A previsão é de que as chuvas retornem no domingo, 8.