Em novembro, o Jardim Botânico e a Bracell realizaram o plantio de aproximadamente de 8 mil mudas de árvores nativas em uma Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Batalha localizada na zona rural de Bauru, às margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, a Bauru-Marília. A iniciativa visa formar um corredor ecológico de 4,5 hectares, o correspondente a 43,5 mil metros quadrados, e integra as comemorações aos 30 anos do Botânico.
Cedido pela empresa, o local escolhido promoverá a integração entre dois fragmentos isolados de Floresta Estacional Semidecidual, permitindo o fluxo gênico de espécies da fauna e flora, o que contribuirá para o incremento da biodiversidade local. O plantio ocorreu no dia 27 de novembro e envolveu colaboradores da Bracell e do Jardim Botânico, além de instituições regionais. Com contribuição financeira da Botanic Gardens Conservation International (BGCI), a ação integra o projeto "De Volta para Casa" do Botânico e corrobora o compromisso Bracell 2030, na construção de sistemas regenerativos que favoreçam a natureza, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos.
"A conexão de fragmentos isolados, por meio da implantação de corredores ecológicos, é uma importante ação em prol da conservação e do enriquecimento da biodiversidade, através principalmente da dispersão das espécies e a recuperação do equilíbrio ecológico neste território ", explica Gilberto Moraes, gerente Sênior de Planejamento e Controle Florestal da Bracell em São Paulo. "Também, esta ação reforça o compromisso da companhia em integrar as áreas de vegetação nativa com áreas produtivas, buscando o Manejo Florestal sustentável", complementa.
Parceria
Gislaine Magrini, secretária municipal de Meio Ambiente, destaca a parceria entre a iniciativa privada e o município. "Atuar em parceria é sempre importante para o município, com o apoio da iniciativa privada temos a possibilidade de realizar ações importantes e que terão retorno positivo para Bauru e toda a região", afirma.
Além de atuar na implantação dos corredores ecológicos, a partir de fragmentos de mata nativa existentes, a companhia reforça o Compromisso Um-Para-Um, que contribui com a conservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio. Portanto, para cada 1 hectare plantado de floresta de eucalipto, a Bracell se compromete com a conservação de 1 hectare de vegetação nativa.
O diretor do Jardim Botânico, Luiz Carlos de Almeida Neto, comentou a parceria. "O Jardim Botânico tem como uma de suas prioridades a preservação da flora e, neste sentido, uma parceria como esta contribui de maneira considerável para que possamos melhorar a cobertura de vegetação com espécies nativas", disse.