Um velho amigo que nunca foi um amigo velho partiu na última segunda, ironicamente, um dia antes de completar 89 anos!
Conheci Reynaldo Grava por causa do nosso Palmeiras, ele ia muito à loja Academia Store, de Neto Sanches, no Bauru Shopping!
O primeiro jogo em que fomos juntos ao Allianz Parque descobri que o "Seu", o "Nosso" Reynaldo não era comum, era raro, era Rei! Começou a contar das copas a que tinha ido, sua mais famosa, a de 1970, no México!
O antigo funcionário da Cesp amava o Noroeste e o Palmeiras mais que tudo! Foi conselheiro do nosso Norusca!
Não havia evento esportivo em Bauru, fosse do vôlei, do basquete, do futebol em que Reynaldo Grava não estava! Ele amava ser Bauru, amava quando a cidade se despontava no cenário esportivo!
Nas últimas eleições, em que fui candidato, ele ficou bravo comigo porque somente deixei meu "santinho" em sua caixa de correio, mas não conversei com ele, dias depois me ligou para me chamar a atenção e vibrou com a notícia de que eu me tornara suplente!
Reynaldo Grava era conselheiro, articulista, amigo, aproximava as pessoas com uma rara maestria, é querido por todos os grupos de palmeirenses!
Na Copa do Brasil de 2015, no Allianz Parque, contra o Santos, eu não quis ver os pênaltis, fiquei de costas para o campo, ele ia me avisando das certas e erradas penalidades, vibramos juntos com o título do nosso Palmeiras!
Já no Campeonato Brasileiro de 2016, sr. Reynaldo ficou horas no Allianz Parque , após o título do Palmeiras contra a Chapecoense, parecia que ele previa que o time de Chapecó passaria por uma tragédia dias depois!
Era uma anjo, ajudava as pessoas, era querido nos bancos e a todos lugares a que ia!
Nos jogos do Palmeiras, ele comprava os "copos", souvenirs dos jogos, para trazer a bauruenses que não puderam ir ao Allianz ou "patrocinou" alguns palmeirenses sem dinheiro para ir ao campo do eterno Palestra Itália!
É infinitamente triste quando se perde alguém tão querido, no entanto, lembrar-me-ei do Sr. Reynaldo com seu sorriso, com sua vontade de viver, com seu amor por Bauru e com sua idolatria pelo Norusca e pelo Palmeiras!
Até qualquer dia, meu amigo, vai Rey, vai ser Rei em outros arredores, pois quem estiver ao seu redor entoará: "ei, ei, ei, Seu Reynaldo é o nosso Rei!".