OPERAÇÃO NACIONAL

PF desarticula esquema de fraudes contra seguradoras em Araçatuba

Por Wesley Pedrosa | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Polícia Federal
Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão
Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão

A Polícia Federal de Araçatuba, em parceria com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), deflagrou na manhã dessa quinta-feira, 21, a Operação Abutre, que tem como alvo uma organização criminosa suspeita de fraudar seguradoras de vida. Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão em Araçatuba, Birigui, Buritama, Glicério e Belo Horizonte (MG).

De acordo com as investigações, o grupo abria empresas de fachada para contratar seguros coletivos de vida. Com base em notícias de acidentes fatais, os investigados contatavam familiares das vítimas, cooptando-os para participar das fraudes. Posteriormente, registravam os falecidos como funcionários dessas empresas para acionar os seguros fraudulentos e receber os valores.

A Justiça determinou o bloqueio de cerca de R$ 110 milhões em bens e valores, além do sequestro de patrimônios obtidos com os crimes. Segundo a PF, o esquema gerava lucros elevados, que eram usados na compra de imóveis e veículos. O nome da operação faz alusão ao comportamento de abutres, já que o grupo se aproveitava de situações trágicas para cometer os delitos.

Os investigados podem responder por estelionato, falsificação de documentos, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As autoridades seguem investigando para identificar possíveis envolvidos e rastrear outros bens adquiridos com os recursos das fraudes.

Comentários

Comentários