Uma em cada oito meninas e mulheres no mundo foi vítima de abuso sexual antes dos 18 anos, segundo dados divulgados pela Unicef neste ano. Isso representa mais de 370 milhões de meninas e mulheres. Na América Latina e no Caribe, o número de vítimas chega a 45 milhões.
Leia também: Líder espiritual é condenado a 20 anos por crimes sexuais
Em sintonia com o apelo do Papa Francisco, a Igreja Católica no Brasil, por meio do Núcleo Lux Mundi (ligado à CRB Nacional e à CNBB), promove nesta terça-feira (19) o Dia Internacional de Oração pelas Vítimas e Sobreviventes de Abusos.
Promovida por grupos da Igreja Católica na América Latina, a iniciativa envolve 16 países.
A transmissão do evento será feita ao vivo pelo canal Celam TV no YouTube, às 20h (horário de Brasília), e alcançará simultaneamente mais de 15 países da América Latina e Caribe. Para assistir, basta acessar o link da live.
O Dia de Oração reafirma o compromisso da Igreja de oferecer acolhimento e cuidado às vítimas, inclusive de crimes cometidos na instituição. No mês passado, durante a Segunda Sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, o Papa expressou vergonha pelos pecados cometidos pela Igreja, pediu perdão a Deus e às vítimas, e destacou a importância da reconciliação para restaurar a confiança e "curar as feridas que não param de sangrar".