Com gol do holandês Memphis Depay, o Corinthians venceu neste sábado (9) o Vitória por 2 a 1, no estádio Barradão, em Salvador, e chegou à 10ª posição no Campeonato Brasileiro, com 41 pontos. O triunfo alvinegro, o quarto seguido, fez a equipe ganhar mais fôlego contra o rebaixamento ao subir momentaneamente três colocações e se firmar como concorrente a uma vaga às Copas Sul-Americana ou Libertadores do ano que vem.
Isso porque o tradicional G6 (grupo dos seis primeiros times do Brasileirão, que se classificam à Libertadores) pode incluir mais três clubes a depender dos resultados das finais de três campeonatos deste ano: Libertadores, entre Botafogo e Atlético-MG, Sul-Americana, entre Cruzeiro e Racing (Argentina), e Copa do Brasil, entre Flamengo e Atlético-MG.
Como todas as equipes brasileiras envolvidas nas partidas estão acima do Corinthians ?exceto o Galo, que tem dois jogos a menos?, o alvinegro paulista pode acabar herdando alguma das vagas para a Libertadores. Para a Sul-Americana, classificam-se os seis melhores colocados após o último qualificado à Libertadores.
Apesar da derrota no confronto direto no Barradão, o Vitória caiu apenas uma posição, em 13º, e segue fora da zona de rebaixamento a cinco jogos do fim do campeonato. O Athletico-PR, com 34 pontos, é o primeiro do Z4 e ainda joga neste sábado, contra o São Paulo, mas não alcançaria o rubro-negro, que soma 38 pontos, mesmo em caso de vitória.
Já no início do jogo o time de Thiago Carpini impôs pressão à formação liderada por Ramón Díaz. Aos nove minutos, o centroavante Alerrandro aproveitou uma falha do goleiro Hugo Souza para abrir o placar com o gol livre. O Corinthians respondeu aos 23 com jogada de Memphis Depay, Rodrigo Garro e Yuri Alberto, com o atacante marcando de perna esquerda na entrada da área.
O segundo tempo teve pelo menos duas boas chances não aproveitadas, uma para cada lado, até Garro aparecer de novo com uma assistência para Memphis tirar do goleiro Lucas Arcanjo e empurrar para o fundo da rede.
Depois da virada, o Corinthians segurou bem a vantagem para interromper a sequência de três vitórias do adversário.
O confronto ainda foi marcado por confusão antes e durante a partida. O ônibus que levou a delegação corintiana ao estádio foi apedrejado por torcedores do Vitória, além de relatos de que uma das organizadas do Corinthians teria arremessado uma bomba em direção à arquibancada adversária.
Na próxima rodada, o Corinthians enfrenta o Cruzeiro na Neo Química Arena, em São Paulo, enquanto o Vitória vai a Santa Catarina pegar o Criciúma.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 1 x 2 CORINTHIANS
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 9 de novembro de 2024 (sábado)
Horário: 16h30
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA - RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA - RJ) e Luiz Claudio Regazzone (RJ)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Gols: Alerrandro, aos 9 minutos do 1º tempo (VIT); Yuri Alberto, aos 24 minutos do 1º tempo, e Memphis Depay, aos 24 minutos do 2º tempo (COR)
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu, Wagner Leonardo e Willean Lepo (PK); Luan (Janderson), Filipe Machado (Ricardo Ryller) e Matheuzinho; Carlos Eduardo (Everaldo), Gustavo Mosquito (Zé Hugo) e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.
CORINTHIANS: Hugo Souza; Fagner, Félix Torres, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele (Alex Santana), José Martínez (Breno Bidon), André Carrillo (Igor Coronado) e Rodrigo Garro; Memphis Depay (Talles Magno) e Yuri Alberto (Ángel Romero). Técnico: Ramón Díaz.